Trecho São Simão (GO) a Estrela D’Oeste (SP) é operado pela Rumo Logística e tem extensão de 172 km
A Rumo, companhia ferroviária e de logística brasileira, pertencente ao Grupo Cosan, já está operando o trecho da ferrovia Norte-Sul.
Inaugurada pelo presidente Jair Bolsonaro, o trecho compreende as cidades de São Simão (GO) e Estrada D’Oeste (SP).
Compacto, superprodutivo e multiproduto, o Terminal de São Simão é utilizado para o transbordo de grãos (soja e milho) e farelo de soja. A capacidade é de aproximadamente 5,5 milhões de toneladas por ano. São quatro tombadores e seis silos, com 42 mil toneladas de capacidade estática.
De acordo com o presidente dos conselhos de administração da Cosan e da Rumo, Rubens Ometto, nos últimos seis anos a Rumo possibilitou o crescimento de 50% no volume de grãos transportados pelo modal ferroviário.
Ometto destaca que o avanço “maior se deu no volume de contêineres movimentados por trens, que foi superior a 100% desde o início das nossas atividades e 2015”.
O Terminal de São Simão receberá cargas de Goiás, Mato Grosso e Triângulo Mineiro e, com sua eficiente operação, aumentará a competitividade do agronegócio nessas regiões, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de São Simão, de Goiás e do Brasil revelou o presidente Jair Bolsonaro durante discurso.
É importante destacar que em março de 2019, a Rumo arrematou em leilão os tramos central e sul da Ferrovia Norte-Sul (FNS), ainda com obras para serem finalizadas. O contrato de subconcessão foi assinado em julho daquele mesmo ano, em Anápolis (GO), também com a presença de Bolsonaro.
Com duração de 30 anos, o contrato compreende 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’ Oeste (SP), que a Rumo denominou de Malha Central.