Fila de navios para açúcar no Brasil diminui; greve não impacta
16/08/2012
Açúcar
POR: Reuters
O número de navios à espera para embarcar açúcar no Brasil caiu para 73 ante os 80 na semana anterior, e uma série de greves não afetou o movimento em meio à colheita da safra 2012/13, disse a agência marítima Williams nesta quinta-feira.
A produção de açúcar na região centro-sul saltou em julho, permitindo que as usinas compensem o tempo perdido por conta dos meses chuvosos de maio e junho. Ainda assim, os navios têm sido capazes de transportar o aumento da produção do Brasil graças ao tempo bom.
A greve de um mês dos fiscais sanitários teve pouco impacto visível sobre as embarcações, e fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura voltaram ao trabalho esta semana, após uma ordem judicial.
"A greve não chegou ao ponto de afetar o movimento do porto", disse Bruno Goes, do departamento de lineup da Williams.
O Brasil, que exporta cerca de metade do açúcar do mundo, deve colher uma safra maior que a do ano passado devido à melhor produtividade e ao aumento do plantio de cana.
Em Santos, principal porto brasileiro para as exportações de açúcar, a fila de embarcações caiu para 45 ante 48 navios na semana passada, de acordo com o relatório semanal da Williams.
Já o lineup em Paranaguá, segundo maior porto de açúcar, foi para 27, ante 31 embarcações anteriormente.