As empresárias e formadoras de opinião tiveram a oportunidade de conhecer de perto o processo produtivo da cana-de-açúcar, além de se aprofundarem na realidade do setor agrícola e suas práticas sustentáveis
Com o objetivo de fortalecer a conexão entre o setor empresarial e o agronegócio, promovendo a troca de conhecimentos e contribuindo para a mudança de percepções sobre um dos setores mais relevantes da economia brasileira, no dia 24 de setembro, empresárias filiadas ao LIDE Mulher Ribeirão Preto, formadoras de opinião participaram de uma visita especial à Usina Viralcool, localizada em Pitangueiras-SP, que atua globalmente na produção de açúcar, etanol, energia e levedura a partir da cana-de-açúcar.
Cláudia: “A troca de informações e o conhecimento são fundamentais para o futuro do setor”.
A visita foi conduzida pela diretora de RH do Grupo Viralcool, Cláudia Tonielo, que ofereceu às convidadas uma visão detalhada sobre o funcionamento da usina, desde o sistema de plantio e colheita até as fases específicas de processamento de cada produto no parque industrial. O grupo teve a oportunidade de conhecer o ciclo completo da produção, com destaque para o uso da colhedora de duas linhas e a separação de palha e impurezas.
Cláudia enfatizou a importância de iniciativas como essa para esclarecer concepções equivocadas sobre o setor agrícola. “É uma oportunidade de elas conhecerem o que ninguém conhece porque não está no dia a dia. Muitas pessoas têm ideias erradas sobre o agro. Com essa visita, as empresárias podem repassar as informações corretas e ajudar a mudar essa cultura”, explicou.
Tomie Sakamoto, presidente do LIDE Mulher Ribeirão Preto, ressaltou a importância de desmistificar preconceitos sobre o agronegócio
Tomie Sakamoto, presidente do LIDE Mulher Ribeirão Preto, destacou a relevância da visita para quebrar preconceitos em torno do agronegócio. “Viemos conhecer todo o processo, desde o campo até a indústria. Conhecendo de perto, podemos desmistificar esse conceito errado que alguns têm de que o agro desmata e contamina. Hoje, vemos a realidade dos trabalhadores rurais no Brasil, que é de respeito e dignidade. Ver isso de perto foi fantástico”, disse.
O líder agrícola da Viralcool, Sidnei Ângelo Feroldi, também reforçou a importância da iniciativa: “É muito bom ter essas mulheres aqui no campo tirando suas dúvidas e entendendo todo o trabalho que realizamos, desde os cuidados com a cana-de-açúcar até a transformação em açúcar e etanol”.