atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

FMC expande o uso de embalagens ecológicas com fonte proveniente da cana e lança a Família Green

31/10/2012 Cana-de-Açúcar POR: Comunicação FMC
Com o Green Jug, lançado o ano passado, a FMC foi a primeira empresa de agroquímicos do mundo a utilizar-se dessa tecnologia e passa a expandir com o mesma metodologia para seu amplo portfólio de produtos. Os produtos da FAMÍLIA GREEN utilizarão o etanol proveniente da cana como substituto de parte do petróleo empregado da sua composição e, por ser à base de planta, diminui a dependência de recursos não renováveis. "A previsão é que em 2013 80% dos nossos produtos tenham embalagens produzidas com fonte 100% renovável.", destaca o diretor de Supply Chain da FMC, André Cordeiro.

Cordeiro explica que o objetivo é reduzir cada vez mais o impacto do meio ambiente avançando no uso de novas tecnologias. "Reconhecemos a importância da prática da agricultura responsável, dessa forma nossa proposta é reduzir a dependência do uso do petróleo, matéria-prima mais utilizada na produção das embalagens tradicionais, utilizando mais conteúdo reciclado, uso do polietileno verde e fechando o ciclo de gestão das embalagens vazias dentro da própria indústria", explica Cordeiro.


Projeto 10L autoemplilhável - Green Joinjug

Mais uma vez pensando na agilidade no processo produtivo do produtor, a FMC em parceria coma Unipac desenvolveu a embalagem de 10 litros autoempilhável JoinJug. O herbicida Boral 500 SC e os inseticidas Furadan 350SC e Rocks serão contemplados com essas embalagens. "Essa embalagem facilitará muito o dia a dia no campo, os benefícios são: eliminar a caixa e a fita do processo de empacotamento; menor recolhimento e descarte de embalagens; ganho no espaço de armazenagem e redução da utilização de pallet, além de agilizar todo o processo de logística", explica Cordeiro.

Cordeiro destaca ainda que em 2013 com a produção de 1.369.100 embalagens de autoempilhável estima-se uma redução da pegada de carbono de 1.766 toneladas de CO2.


Conceito i´m green

As novas embalagens da FMC também obedecem às regras internacionais de produção e são certificadas pela Braskem com o selo verde I´m Green, que valida a procedência e composição dos polímeros. O selo é disponibilizado para uso dos clientes, condicionado ao cumprimento de algumas regras, que levam em consideração transparência de comunicação e atendimento às normas internacionais de selos verdes. Esses critérios têm como principal objetivo a criação de uma identificação forte e que passe credibilidade para o consumidor final.

As iniciativas tiveram a parceria das empresas Unipac - fornecedora das bombonas e parceira no desenvolvimento do protótipo e Brasken - que detém a tecnologia de produção do polietileno verde.