Fórum: Sistemas de Planejamento Avançado na Agricultura: Avanços e Desafios no setor Sucroenergético

28/09/2015 Geral POR: FEAGRI/ UNICAMP
O setor sucroenergético é de importância estratégica para o país, tanto pela sua contribuição econômica e social, quanto pelos benefícios globais do provimento de alternativas energéticas sustentáveis. 
No Brasil, este setor tem passado por diversas transformações na última década, destacando-se a concentração de unidades agrícolas e indústrias em grandes grupos e a crescente participação de capitais internacionais. Estas transformações têm ampliado a competitividade e a busca por maior eficiência na gestão dos sistemas de produção, promovendo demanda por sistemas cada vez mais avançados de planejamento.
O desenvolvimento, implementação e operação destes sistemas requer a integração de diversas áreas de conhecimento e profissionais – engenharia agrícola, administração, computação Além do diálogo interdisciplinar, há necessidade de integração entre instituições de pesquisa, empresas de consultoria e TI, bem como os diversos setores que compõem a cadeia do açúcar e etanol.
Sistemas Avançados de Planejamento podem ser considerados o estado da arte no planejamento integrado de cadeias de valor, já difundidos na manufatura. Seu uso em cadeias agroindustriais apresenta uma série de desafios do ponto de vista da pesquisa e da transferência de tecnologia, relacionados à integração e otimização dos processos produtivos.
Partindo do setor sucroenergético, este evento promoverá a aproximação entre a academia, empresas de T.I. e agroindústria, visando identificar e analisar demandas de pesquisa para adequar estes sistemas de suporte à decisão às necessidades de gestão das cadeias agroindustriais.
Programação
MANHÃ
8h30 às 9h00 - Recepção e Inscrições
9h00 às 9h15 – Abertura - Prof. Dr. Luiz Henrique Antunes Rodrigues (Comissão Organizadora do Fórum) e Prof. Dr. Zigomar de Souza Menezes (Diretor da Feagri)
9h15 – 10h30 –  Mesa – TRANSFORMANDO PESQUISA EM INOVAÇÕES DE GESTÃO: OPORTUNIDADES DE PARCERIAS ENTRE UNIVERSIDADES E EMPRESAS
COORDENADOR DA MESA – PROF. DR. LUIS AUGUSTO BARBOSA CORTEZ
Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais da Unicamp e Coordenador Adjunto de Programas Especiais da Fapesp. É Professor Titular da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP, onde se graduou. Possui Mestrado (Université Laval) e Doutorado (Texas Tech University) em Engenharia Agrícola. Foi coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp.
DEBATEDOR - RICARDO PINTO
Presidente da RPA Consultoria e Diretor Geral da Revista RPANews (ex-IDEANews). Especializado em gestão e planejamento estratégico do setor sucroenergético, já coordenou a realização de mais de 40 estudos de viabilidade de implantação de novas usinas no Brasil e em mais de cinco países da América Latina e África, bem como a due diligence agrícola de cerca de 50 usinas e grupos sucroenergéticos. Formado em Engenheiro Agrícola (UNICAMP) e Administração de Empresas (PUCC), com Mestrado em Máquinas Agrícolas (ESALQ/USP). Foi fundador e sócio-diretor do Grupo IDEA (1995-2008), Conselheiro de Administração da Monteverde Agroenergética (usina inaugurada em 2009) e fundador e sócio da ASSISTE (1990 a 1995). 
10h30 às 10h45 - Coffee Break
10h45 às 12h00 - Mesa – DEMANDAS DE PLANEJAMENTO E OS SISTEMAS DE GESTÃO
COORDENADOR DA MESA – AMÉRICO FERRAZ
Diretor de tecnologias e operações agrícolas da Odebrecht Agroindustrial, atualmente com nove unidades industriais e 30 milhões de toneladas em cana. Dezoito anos de experiência no setor sucroalcooleiro, tanto em greenfields quanto brownfields em plantas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Formado em Engenharia Agrícola (UNICAMP), com Mestrado em Engenharia Agrícola, ênfase em Máquinas Agrícolas (UNICAMP).
DEBATEDORES - ANTONIO ALBERTO STUCHI
Diretor Executivo de Tecnologias e Projetos na Raízen. Atuou nas áreas de Produção e Gestão Agroindustrial, Planejamento e Controle de toda a cadeia produtiva de Açúcar, Etanol e Bioenergia, Inovação e Tecnologias Agroindustriais. Formado em Engenharia Química (Unicamp), com Especialização em Engenharia Sucroalcooleira (CTC) e MBA em Gestão Empresarial (FGV). Na Raízen, liderou a equipe responsável pela condução da consolidação do projeto de Etanol de Segunda Geração e definição da otimização deste projeto para expansão. 
DEBATEDORES - MATHEUS UZELOTTO LOPES
Coordenador Geral de Produção Agrícola na Usina Santa Fé, onde é responsável pelos setores de Topografia, Formação de Lavoura, Tratos Culturais, Irrigação e Agricultura de Precisão. Formado em Engenharia Agrícola (UNICAMP). 
12h00 às 14h00 – Almoço
TARDE
14h00 às 15h15 - Mesa – SISTEMAS DE GESTÃO NA AGRICULTURA: POTENCIAIS INEXPLORADOS E NECESSIDADES DE PESQUISA
COORDENADOR DA MESA – PROF. DR. FÁBIO LUIZ USBERTI
Professor Doutor no Instituto de Computação da UNICAMP. Formado em Engenharia Agrícola e Ciência da Computação, ambas pela UNICAMP. Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, UNICAMP), onde também concluiu sua pesquisa de Pós-Doutoramento. Possui interesse nas áreas de Pesquisa Operacional, Otimização Combinatória e Otimização em Redes de Energia.
DEBATEDOR - FÁBIO GIRARDI
Diretor do segmento Agroindústria da TOTVS. Com mais de 24 anos de experiência em desenvolvimento de softwares para agronegócios, o executivo é formado em Administração de Empresas (Faculdade de Administração de Assis), com especialização em Sistemas de Informação (Fundação da Universidade Federal do Paraná - FUNPAR) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
DEBATEDOR - CARLOS GOMES
Carlos Gomes é Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Hexagon Agriculture e sócio-fundador da iLab Sistemas, adquirida pela Hexagon Agriculture em 2014, sendo responsável pela definição de novos mercados, parcerias e soluções/tecnologias para os desafios globais da agricultura. É também membro do Conselho Consultivo e do Conselho de Graduação da FEA USP/RP, sócio-fundador da Vitalbox (soluções digitais para saúde) e fundador da CandA Participações (investimentos, com participação na Juice In Time). Foi Diretor e Vice-Presidente na SAP (10 anos) e diretor de tecnologia na Usina São Carlos (8 anos).
15h15 às 15h30 - Coffee Break
15h30 às 16h30 - Mesa – GAPS DE PESQUISA EM SISTEMAS DE GESTÃO NO SETOR SUCROENERGÉTICO
COORDENADOR DA MESA – PROF. DR. LUIZ HENRIQUE ANTUNES RODRIGUES
Professor Livre-Docente da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Sistemas Inteligentes Aplicados à Agricultura, atuando principalmente nos temas Sistemas de Suporte à Decisão, Mineração de Dados e Sistemas Especialistas. É Engenheiro Agrícola (UNICAMP), tem Mestrado em Engenharia Elétrica (UNICAMP) na área de Automação e Controle. Doutorado Sistemas de Suporte à Decisão (Cranfield University, Inglaterra). Líder do Grupo de Pesquisa SISDA (Sistemas Inteligentes de Suporte à Decisão na Agricultura), credenciado no CNPq.
DEBATEDORES – PROF. DR. JOÃO EDUARDO AZEVEDO RAMOS DA SILVA
Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Gestão da Produção, com ênfase no Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção Agroindustriais, sobretudo no Setor Sucroalcooleiro. Formado em Engenharia Agrícola (UNICAMP), com Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (UFSCar - Universidade Federal de São Carlos).  Atua principalmente nos temas: Simulação de Situações Produtivas, Logística e Redes de Suprimento, Manufatura e Logística Reversa.
DEBATEDORES – PROF. DR. LUIS MIGUEL PLÀ ARAGONES
Professor no Departamento de Matemática, Universidade de Lleida, Espanha, desde 1992. Principais áreas de interesse em pesquisa são Métodos de Pesquisa Operacional Aplicados na Agricultura e Gestão de Florestas, com referência especial para Simulação, Programação Dinâmica, Processos de Decisão de Markov e Planejamento da Produção. Formado em Agronomia (Universidade de Lleida, Espanha) e Matemática (Universidade Nacional de Educação à Distância), com Doutorado em Engenharia Agronômica com ênfase em Matemática (Universidade de Lleida). Pesquisador Senior no Centro de Pesquisa Agrotecnio. Coordenador do Grupo de Trabalho EURO de Pesquisa Operacional em Agricultura e Gestão de Florestas. Editor do livro "Handbook of Operations Research in Agriculture and the Agri-Food Industry", publicado pela Editora Springer e lançado em 2015. Organizador de dois eventos europeus "EURO Summer Institutes": Pesquisa Operacional na Agricultura e Gestão de Florestas (2009) e Pesquisa Operacional na Agricultura e Indústria Agroalimentícia (2014).
16h45 às 17h00 – Encerramento 
O setor sucroenergético é de importância estratégica para o país, tanto pela sua contribuição econômica e social, quanto pelos benefícios globais do provimento de alternativas energéticas sustentáveis. 
No Brasil, este setor tem passado por diversas transformações na última década, destacando-se a concentração de unidades agrícolas e indústrias em grandes grupos e a crescente participação de capitais internacionais. Estas transformações têm ampliado a competitividade e a busca por maior eficiência na gestão dos sistemas de produção, promovendo demanda por sistemas cada vez mais avançados de planejamento.
O desenvolvimento, implementação e operação destes sistemas requer a integração de diversas áreas de conhecimento e profissionais – engenharia agrícola, administração, computação Além do diálogo interdisciplinar, há necessidade de integração entre instituições de pesquisa, empresas de consultoria e TI, bem como os diversos setores que compõem a cadeia do açúcar e etanol.
Sistemas Avançados de Planejamento podem ser considerados o estado da arte no planejamento integrado de cadeias de valor, já difundidos na manufatura. Seu uso em cadeias agroindustriais apresenta uma série de desafios do ponto de vista da pesquisa e da transferência de tecnologia, relacionados à integração e otimização dos processos produtivos.
Partindo do setor sucroenergético, este evento que acontece no dia 30 de setembro no Centro de Convenções da UNICAMP, promoverá a aproximação entre a academia, empresas de T.I. e agroindústria, visando identificar e analisar demandas de pesquisa para adequar estes sistemas de suporte à decisão às necessidades de gestão das cadeias agroindustriais.
Programação
MANHÃ
8h30 às 9h00 - Recepção e Inscrições
9h00 às 9h15 – Abertura - Prof. Dr. Luiz Henrique Antunes Rodrigues (Comissão Organizadora do Fórum) e Prof. Dr. Zigomar de Souza Menezes (Diretor da Feagri)
9h15 – 10h30 –  Mesa – TRANSFORMANDO PESQUISA EM INOVAÇÕES DE GESTÃO: OPORTUNIDADES DE PARCERIAS ENTRE UNIVERSIDADES E EMPRESAS
COORDENADOR DA MESA – PROF. DR. LUIS AUGUSTO BARBOSA CORTEZ
Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais da Unicamp e Coordenador Adjunto de Programas Especiais da Fapesp. É Professor Titular da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP, onde se graduou. Possui Mestrado (Université Laval) e Doutorado (Texas Tech University) em Engenharia Agrícola. Foi coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp.
DEBATEDOR - RICARDO PINTO
Presidente da RPA Consultoria e Diretor Geral da Revista RPANews (ex-IDEANews). Especializado em gestão e planejamento estratégico do setor sucroenergético, já coordenou a realização de mais de 40 estudos de viabilidade de implantação de novas usinas no Brasil e em mais de cinco países da América Latina e África, bem como a due diligence agrícola de cerca de 50 usinas e grupos sucroenergéticos. Formado em Engenheiro Agrícola (UNICAMP) e Administração de Empresas (PUCC), com Mestrado em Máquinas Agrícolas (ESALQ/USP). Foi fundador e sócio-diretor do Grupo IDEA (1995-2008), Conselheiro de Administração da Monteverde Agroenergética (usina inaugurada em 2009) e fundador e sócio da ASSISTE (1990 a 1995). 
10h30 às 10h45 - Coffee Break
10h45 às 12h00 - Mesa – DEMANDAS DE PLANEJAMENTO E OS SISTEMAS DE GESTÃO
COORDENADOR DA MESA – AMÉRICO FERRAZ
Diretor de tecnologias e operações agrícolas da Odebrecht Agroindustrial, atualmente com nove unidades industriais e 30 milhões de toneladas em cana. Dezoito anos de experiência no setor sucroalcooleiro, tanto em greenfields quanto brownfields em plantas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Formado em Engenharia Agrícola (UNICAMP), com Mestrado em Engenharia Agrícola, ênfase em Máquinas Agrícolas (UNICAMP).
DEBATEDORES - ANTONIO ALBERTO STUCHI
Diretor Executivo de Tecnologias e Projetos na Raízen. Atuou nas áreas de Produção e Gestão Agroindustrial, Planejamento e Controle de toda a cadeia produtiva de Açúcar, Etanol e Bioenergia, Inovação e Tecnologias Agroindustriais. Formado em Engenharia Química (Unicamp), com Especialização em Engenharia Sucroalcooleira (CTC) e MBA em Gestão Empresarial (FGV). Na Raízen, liderou a equipe responsável pela condução da consolidação do projeto de Etanol de Segunda Geração e definição da otimização deste projeto para expansão. 
DEBATEDORES - MATHEUS UZELOTTO LOPES
Coordenador Geral de Produção Agrícola na Usina Santa Fé, onde é responsável pelos setores de Topografia, Formação de Lavoura, Tratos Culturais, Irrigação e Agricultura de Precisão. Formado em Engenharia Agrícola (UNICAMP). 
12h00 às 14h00 – Almoço
TARDE
14h00 às 15h15 - Mesa – SISTEMAS DE GESTÃO NA AGRICULTURA: POTENCIAIS INEXPLORADOS E NECESSIDADES DE PESQUISA
COORDENADOR DA MESA – PROF. DR. FÁBIO LUIZ USBERTI
Professor Doutor no Instituto de Computação da UNICAMP. Formado em Engenharia Agrícola e Ciência da Computação, ambas pela UNICAMP. Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, UNICAMP), onde também concluiu sua pesquisa de Pós-Doutoramento. Possui interesse nas áreas de Pesquisa Operacional, Otimização Combinatória e Otimização em Redes de Energia.
DEBATEDOR - FÁBIO GIRARDI
Diretor do segmento Agroindústria da TOTVS. Com mais de 24 anos de experiência em desenvolvimento de softwares para agronegócios, o executivo é formado em Administração de Empresas (Faculdade de Administração de Assis), com especialização em Sistemas de Informação (Fundação da Universidade Federal do Paraná - FUNPAR) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
DEBATEDOR - CARLOS GOMES
Carlos Gomes é Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Hexagon Agriculture e sócio-fundador da iLab Sistemas, adquirida pela Hexagon Agriculture em 2014, sendo responsável pela definição de novos mercados, parcerias e soluções/tecnologias para os desafios globais da agricultura. É também membro do Conselho Consultivo e do Conselho de Graduação da FEA USP/RP, sócio-fundador da Vitalbox (soluções digitais para saúde) e fundador da CandA Participações (investimentos, com participação na Juice In Time). Foi Diretor e Vice-Presidente na SAP (10 anos) e diretor de tecnologia na Usina São Carlos (8 anos).
15h15 às 15h30 - Coffee Break
15h30 às 16h30 - Mesa – GAPS DE PESQUISA EM SISTEMAS DE GESTÃO NO SETOR SUCROENERGÉTICO
COORDENADOR DA MESA – PROF. DR. LUIZ HENRIQUE ANTUNES RODRIGUES
Professor Livre-Docente da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Sistemas Inteligentes Aplicados à Agricultura, atuando principalmente nos temas Sistemas de Suporte à Decisão, Mineração de Dados e Sistemas Especialistas. É Engenheiro Agrícola (UNICAMP), tem Mestrado em Engenharia Elétrica (UNICAMP) na área de Automação e Controle. Doutorado Sistemas de Suporte à Decisão (Cranfield University, Inglaterra). Líder do Grupo de Pesquisa SISDA (Sistemas Inteligentes de Suporte à Decisão na Agricultura), credenciado no CNPq.
DEBATEDORES – PROF. DR. JOÃO EDUARDO AZEVEDO RAMOS DA SILVA
Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Gestão da Produção, com ênfase no Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção Agroindustriais, sobretudo no Setor Sucroalcooleiro. Formado em Engenharia Agrícola (UNICAMP), com Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (UFSCar - Universidade Federal de São Carlos).  Atua principalmente nos temas: Simulação de Situações Produtivas, Logística e Redes de Suprimento, Manufatura e Logística Reversa.
DEBATEDORES – PROF. DR. LUIS MIGUEL PLÀ ARAGONES
Professor no Departamento de Matemática, Universidade de Lleida, Espanha, desde 1992. Principais áreas de interesse em pesquisa são Métodos de Pesquisa Operacional Aplicados na Agricultura e Gestão de Florestas, com referência especial para Simulação, Programação Dinâmica, Processos de Decisão de Markov e Planejamento da Produção. Formado em Agronomia (Universidade de Lleida, Espanha) e Matemática (Universidade Nacional de Educação à Distância), com Doutorado em Engenharia Agronômica com ênfase em Matemática (Universidade de Lleida). Pesquisador Senior no Centro de Pesquisa Agrotecnio. Coordenador do Grupo de Trabalho EURO de Pesquisa Operacional em Agricultura e Gestão de Florestas. Editor do livro "Handbook of Operations Research in Agriculture and the Agri-Food Industry", publicado pela Editora Springer e lançado em 2015. Organizador de dois eventos europeus "EURO Summer Institutes": Pesquisa Operacional na Agricultura e Gestão de Florestas (2009) e Pesquisa Operacional na Agricultura e Indústria Agroalimentícia (2014).
16h45 às 17h00 – Encerramento