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Funcionários da Sicoob Cocred, Copercana e Canaoeste participam de palestra motivacional

04/11/2013 Noticias do Sistema POR: Revista Canavieiros - ed. 88 - Por Paula Venturin
Na manhã do dia 17 de outubro, funcionários da Sicoob Cocred, Copercana e Canaoeste estiveram reunidos no Auditório Fernandes dos Reis para participar de uma palestra motivacional com o professor Marcos Silvério. 
O palestrante iniciou falando sobre as principais carências do ser humano e sobre os efeitos controversos das novas tecnologias na vida das pessoas. “As redes sociais e a globalização diminuem as fronteiras e conectam você a outra pessoa que esteja em qualquer lugar do mundo mas, em contrapartida, matam a convivência social”, afirmou aos presentes.
Uma das propostas de reflexão sugerida por Silvério, é que cada funcionário analisasse seu próprio comportamento e principalmente, a forma com que as pessoas tem mantido o relacionamento com o cliente e com outros profissionais. “Se a principal carência do mundo atual é o relacionamento, foque na amizade com seu colega de trabalho e com seu cliente. Na visão do cliente, o melhor profissional é aquele que o reconhece, que o chama pelo nome, que está interessado nas necessidades dele”, disse Silvério.
Em sua exposição, o palestrante provocou a plateia para que repensasse suas ações diárias e suas crenças pessoais, que muitas vezes são fatores determinantes para o sucesso ou o insucesso. Silvério separou em tópicos quais são as posturas que devem ser trabalhadas para um bom desenvolvimento profissional e, consequentemente, para uma vida feliz e próspera, são elas:
 Querer fazer a diferença:
“Se você não é capaz de agregar algo de bom para o outro, você não está fazendo seu trabalho da forma correta. Seja um profissional diferente, faça a diferença na vida das outras pessoas, na sua família, na sua equipe, na sua empresa. Dê o melhor de si, pare de ser meramente operacional.”
Ser resiliente diante dos problemas:
“A pessoa resiliente é aquela que consegue se reerguer após os tombos, aquela que não desiste diante das dificuldades. Todos têm problemas, o mais importante é se manter positivo e saber lidar com aquilo que te contraria no dia a dia.”
Entender melhor a felicidade
“Felicidade é um conceito mental, vem de dentro para fora e não o contrário. É você quem escolhe se quer ser feliz ou infeliz, pois a felicidade é uma decisão consciente que não depende do que acontece ao redor de você mas sim lá dentro, na forma que você lida com a vida. Portanto, a felicidade se mede pelo espírito com o qual enfrentamos os problemas da vida.”
Cuidar de sua motivação
“A motivação também não depende do ambiente externo, de acontecimentos. Depende unicamente de você, do tamanho do seu sonho. As empresas de sucesso são feitas de pessoas de sucesso, então você tem que pensar que o faturamento da sua empresa não é resultado da gestão e sim do seu empenho somado ao empenho de todos.”
Parar de se julgar perfeito
“Todo ser humano é 50% bom e 50% ruim, não há ninguém perfeito ou melhor que o outro. Todos somos errantes e acertantes. Por isso, respeite mais seu colega de trabalho, as pessoas que convivem com você, pare de se julgar importante porque tem algum tipo de poder, porque tem algum cargo ou só porque é responsável por algo. O líder de verdade é o maior servidor da empresa porque ele se dedica aos outros, quer o melhor que as pessoas podem dar. Não existe empresa perfeita, não existe patrão perfeito, não existe emprego perfeito. O que existe, de fato, é o equilíbrio.” 
Para finalizar, Silvério apontou que os principais concorrentes dos profissionais não são as outras empresas ou os outros profissionais que a compõe. “Os seus maiores concorrentes são sua vaidade, seu pessimismo, sua discórdia com os demais da equipe, a sua ausência de amor ao próximo e principalmente, a sua dificuldade em perdoar as falhas do outro. É isso que vocês têm que trabalhar para melhorar, todos os dias”, recomendou.