Gestão de custo agrícola na colheita da cana-de-açúcar

02/05/2022 Noticias POR: Gressa Chinelato*

Gestão de custo agrícola na colheita da cana-de-açúcar

Com o início da safra, muitos produtores querem saber qual foi a produtividade do canavial e o lucro com a cultura.

Para isso, é muito importante ter todos os custos muito bem planejados e administrados. Para te ajudar, vamos discutir neste texto sobre a gestão de custos com a colheita da cana-de-açúcar. Confira!

Custos com as operações da colheita da cana-de-açúcar

Depois da safra 21/22 que apresentou muitos desafios como as baixas temperaturas, geadas, seca, incêndios e a questão econômica com o preço dos insumos, chegou o início de uma nova safra 22/23, com muitas expectativas de como será a produção, produtividade e os custos frente aos desafios enfrentados.

E a tão esperada colheita da cana-de-açúcar já começou na região centro-sul do Brasil na safra 22/23. Esse é um momento muito esperado, por ser quando todo o investimento que realizou ao longo do ano ou do ciclo da cultura é colhido e enviado para a usina, obtendo-se a real produtividade da área, determinando lucro ou prejuízo.

Por isso, é importante ter o planejamento de todas as operações ao longo do ciclo da cana-de-açúcar e, não menos importante, realizar esse planejamento da colheita.
Para realizar o planejamento e depois uma boa gestão da colheita, você deve gerenciar os seguintes custos com a colheita:

o Operações de corte, carregamento e transporte;
o Máquinas, tratores e transbordos;
o Manutenção de equipamentos;
o Mão de obra;
o Combustível;
o Depreciação de equipamentos;
o Custo com o transporte (frete ou caminhão próprio);
o Entre outros.

Para a colheita, o ideal é ter a cana-de-açúcar com o máximo teor de açúcar acumulado. Dependendo da variedade, esse acumulo será mais para o início, meio ou no final de safra. Para que você consiga ter o máximo teor de açúcar, você pode utilizar a aplicação de maturadores. Esses produtos são utilizados para ter a cana com o máximo de acumulo de açúcar para a colheita (acumulo de sacarose no colmo), podendo ser utilizado em média de 15 a 60 dias antes da colheita, dependendo do tipo de maturador, já que existem vários no mercado.

Outro ponto bastante importante é o uso de pré-maturadores, que são produtos aplicados antes ou em conjunto com os maturadores, que favorecem a qualidade da matéria-prima. Esses produtos contêm macro/micronutrientes associados ou não com aminoácidos, ou seja, “preparam” a planta para a maturação. Por isso, além dos custos com as operações de colheita, a aplicação de maturadores e pré-maturadores deve ser considerada.

Outros dois pontos que são de extrema importância para o custo com a colheita da cana-de-açúcar são: a qualidade da colheita e o pisoteio do canavial. Para isso se atente à velocidade de colheita, ao paralelismo do canavial e ao tráfego das máquinas. Ter uma colheita bem feita, com alta qualidade, reduz o pisoteio do canavial e aumenta a longevidade da cultura no campo sem precisar de reforma, o que impacta diretamente no custo com a colheita e, consequentemente, o custo de produção.

Diante de todos esses custos com a colheita do canavial, é importante organizar todos os custos de operações, transporte, mão de obra e muitos outros. Após organizar esses custos, você precisa sequenciar a sua colheita de cana-de-açúcar. Para isso, há vários fatores que devem ser levados em conta, como:

o Logística de transporte;
o Época do ano;
o Aplicação de maturadores;
o Variedades;
o Estágio de corte;
o Tipo de solo;
o Condições climáticas de cada área;
o Entre outros.


Agora que discutimos alguns custos relacionados a colheita, veja como realizar a gestão desses custos

 

Como realizar a gestão de custos da colheita da cana-de-açúcar

Para realizar a gestão de custos, a primeira coisa que devemos entender é: o que é gestão?

Gestão é administrar, organizar ou gerenciar recursos. Neste caso, é administrar e orientar os custos da colheita de cana-de-açúcar. Na agricultura, a gestão é uma ferramenta muito importante para o planejamento e execução das operações, principalmente quando envolvemos o custo agrícola. Para realizar uma boa gestão agrícola, você precisa ter um planejamento bem feito, para gerenciar a colheita de forma assertiva, buscando otimizar os recursos financeiros e aumentar a lucratividade da fazenda. Com um bom planejamento, você consegue comparar o que foi planejado e o que está sendo executado, auxiliando nas tomadas de decisões da safra atual e das futuras. Para que você realize uma boa gestão agrícola, além de ter todas as operações, atividades e insumos planejados, é necessário ter todos os custos registrados e detalhados. Para ter todos esses dados de forma rápida, você pode utilizar planilhas, aplicativos ou softwares agrícolas para auxiliar no registro e também na análise dos dados, para comparar o que foi planejado e o que está sendo executado.
Sobre qual estratégia utilizar em relação ao registro e análise, você deve utilizar a que melhor se adequa à sua fazenda e ao seu negócio. No entanto, a gestão de custos deve ser realizada ao longo de todo o ciclo da cana-de-açúcar, ou melhor, até mesmo antes do preparo de solo, devendo iniciar com o planejamento. Por isso, é muito importante ter uma visão dos custos ao longo de todo o ciclo da cana.

Gestão de custos no ciclo da cana-de-açúcar

A safra de cana-de-açúcar não é somente medida pela produtividade do canavial, é necessário que os custos fiquem dentro do que foi orçado para evitar prejuízos. Por isso, não podemos realizar a gestão de custos somente quando a cultura agrícola está sendo colhida, isso deve ser iniciado antes mesmo da implantação do canavial. Então, você tem que ter tudo planejado e ter os dados do início da safra, preparo, plantio, tratos culturais e da colheita, para conseguir realizar uma boa análise.

Como discutimos para a colheita, durante todo o ciclo da cultura, as operações devem ser planejadas, os dados registrados e separados por fazenda e talhão. Depois de ter todos esses registros, é necessário analisar os dados, verificando o que foi planejado versus o executado e se tem alguma oportunidade que os dados estão mostrando. Além disso, com o gerenciamento dos custos você consegue entender o gasto com cada operação e em cada etapa do ciclo da cultura. Isso auxilia na tomada de decisão embasada em dados da sua fazenda. Dessa forma podem surgir propostas de redução de custo em algumas operações, o que pode auxiliar na economia de recursos, tudo sendo realizado com base em dados.

Conclusão

A colheita é um momento muito esperado do ciclo da cana-de-açúcar e precisamos organizar o gerenciamento dos custos dessa etapa, além de englobar esta gestão com todas as etapas da safra.
Esse gerenciamento de custos auxilia na tomada de decisão e na lucratividade da cana-de-açúcar na sua fazenda. Por isso, realize com eficiência essa gestão em sua empresa rural!

 

*Gressa Chinelato é engenheira agrônoma, mestra em Ciências/Fitopatologia (Esalq/USP) e MBA em agronegócios. Atualmente, cursa Doutorado no departamento de Fitopatologia na Esalq e MBA em Gestão de Projetos.