Gressa Chinelato - Engenheira agrônoma, doutorado em Ciências/Fitopatologia (Esalq/USP), com MBA em agronegócio e em Gestão de Projetos
A colheita da safra da cana-de-açúcar 2022/23 já está em plena operação em muitas regiões produtoras do país, e neste momento, muitas questões são discutidas: Qual o custo com a colheita do canavial? Quais são os principais custos com as operações na colheita? Como se pode melhorar a gestão de custos da colheita? Para se ter uma boa gestão é necessário que os custos estejam muito bem planejados e administrados, visando sempre ao lucro da empresa rural.
Para te ajudar com este assunto de gestão de custo agrícola na colheita da cana-de-açúcar, vamos começar a discutir sobre os principais custos com da colheita. Custos com colheita da cana-de-açúcar e como realizar a gestão desses custos Depois da safra 21/22 que apresentou muitos desafios como as baixas temperaturas, geadas, seca, incêndios e a questão econômica com o preço dos insumos, chegou o início de uma nova safra 22/23, com muitas expectativas de como será a produção, produtividade e os custos frente aos desafios enfrentados. Por isso, a colheita da safra 22/23 é um momento muito esperado, quando todo o investimento que realizou ao longo do ano ou do ciclo da cultura é colhido e enviado para a usina, obtendo-se a real produtividade da área, determinando lucro ou prejuízo. Por isso, é importante ter o planejamento de todas as operações ao longo do ciclo da cana-de-açúcar, e não menos importante, realizar esse planejamento e a administração de todas as operações que estão relacionadas com a colheita.
Veja em quais se atentar:
• Operações de corte, carregamento e transporte;
• Máquinas, tratores e transbordos;
• Manutenção de equipamentos;
• Mão de obra;
• Combustível;
• Depreciação de equipamentos;
• Custo com o transporte (frete ou caminhão próprio);
• Entre outros.
Mas além de planejar e administrar as operações da colheita, você precisa obter o maior retorno com a cana-de-açúcar e isso acontece quando a planta acumula o máximo de açúcar. Dependendo da variedade, esse acúmulo será mais para o início, meio ou no final de safra. Para auxiliar a ter o máximo teor de açúcar, principalmente, no início e meio de safra, podem-se utilizar os maturadores. Esses produtos são utilizados para obter a cana com o máximo de acumulo de açúcar para a colheita (acúmulo de sacarose no colmo), podendo ser utilizado em média de 15 a 60 dias antes da colheita, dependendo do tipo de maturador, sendo que existem vários no mercado.
Outro ponto bastante importante relacionado a qualidade da matéria-prima é o uso de pré-maturadores, que são produtos aplicados antes ou em conjunto com os maturadores, que contêm macro/micronutrientes associados ou não com aminoácidos, ou seja, “preparam” a planta para a maturação, favorecendo a qualidade da matéria-prima. Por isso, além dos custos com as operações de colheita, as aplicações de maturadores e pré-maturadores devem ser consideradas.
Já que estamos discutindo sobre custos com a colheita, não podemos nos esquecer de dois custos que além de afetar o lucro nesta safra, certamente afetará nas próximas, que são a qualidade da colheita e o pisoteio do canavial. Para reduzir os problemas com aumento de custos é importante verificar a velocidade de colheita, ao paralelismo do canavial e o tráfego das máquinas.
Ter uma colheita bem-feita, com alta qualidade, reduz o pisoteio do canavial e aumenta sua longevidade, aumentando o tempo para a reforma, e consequentemente, o custo de produção. Após planejar todos esses custos com a colheita da cana-de-açúcar, é necessário sequenciar a colheita. Para isso, há vários fatores que devem ser levados em conta, como logística de transporte, época do ano, aplicação de maturadores, variedades, estágio de corte, tipo de solo, condições climáticas de cada área e outros.
Além de identificar os custos com a colheita da cana-de-açúcar é necessário realizar a gestão desses custos. Quando falamos em gestão de custos, a primeira coisa que temos que pensar é: O que é gestão e como vou utilizar na colheita? Gestão é administrar, organizar ou gerenciar recursos. E neste caso, é orientar e administrar os custos da colheita de cana-de-açúcar. Na agricultura a gestão é uma ferramenta muito importante para o planejamento e execução das operações, principalmente quando envolve o custo agrícola.
Para realizar uma boa gestão agrícola é preciso ter um planejamento bem feito, para gerenciar a colheita de forma assertiva, buscando otimizar os recursos financeiros e aumentar a lucratividade da fazenda. Com um bom planejamento é possível comparar o que foi planejado e o que está sendo executado, auxiliando nas tomadas de decisões da safra atual e das futuras. Mas, além de ter todas as operações, atividades e insumos planejados e identificados, para uma boa gestão é necessário ter todos os custos registrados e detalhados.
Para ter todos esses dados de forma rápida, você pode utilizar planilhas, aplicativos ou softwares agrícolas para auxiliar no registro e também na análise dos dados, para comparar o que foi planejado e o que está sendo executado. Para saber qual dessas estratégias é importante entender a que se adapta melhor a sua fazenda e ao seu negócio.
No entanto, a gestão de custos não pode ser somente realizada na colheita, ao longo de todo o ciclo da cultura são realizados investimentos importantes para obter uma boa produtividade. Por isso, a gestão de custos deve ser realizada ao durante todo o ciclo da cana-de-açúcar, ou melhor, antes mesmo do preparo de solo, devendo iniciar com o planejamento. E não podemos esquecer que o sucesso de safra de cana-de-açúcar não é somente medida pela produtividade do canavial, é necessário que os custos fiquem dentro do que foi orçado, para evitar prejuízos com seu canavial. Por isso, não podemos realizar a gestão de custos somente quando a cultura agrícola está sendo colhida, isso deve ser iniciado antes mesmo da implantação do canavial.
Para isso, os custos e as operações devem ser planejados, com os dados registrados e separados por fazenda e talhão. Depois de ter todos esses registros, é necessário analisar os dados, verificando o que foi planejado versus o executado e se tem alguma oportunidade na tomada de decisão com base nos dados ao longo do ciclo da cultura. Além disso, é possível entender o que foi gasto com cada operação e em cada etapa do ciclo da cultura. Isso auxilia na tomada de decisão embasada em dados da sua fazenda.
Considerações
A colheita é um momento muito esperado do ciclo da cana-de-açúcar e para se obter lucratividade é importante realizar o gerenciamento dos custos da colheita e também de todas as etapas e operações da cultura.
Para isso, é importante identificar todos os custos ao longo da safra, registrar os dados e obter as informações que irão auxiliar na tomada de decisão da safra vigente e no planejamento da próxima safra. Por isso, comece a realizar uma boa gestão de custos!