Gesucro é oficializado

21/02/2014 Geral POR: Assessoria MBF Agribusiness
O dia 18 de fevereiro ficou registrado com a oficialização em ata da primeira assembleia do GRUPO DE ESTUDOS PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL E CONTROLADORIA DA CADEIA SUCROENERGÉTICA – GESUCRO. O grupo é formado por profissionais das áreas de controladoria, finanças, economia e áreas a fins da cadeia produtiva do setor sucroenergético, com o objetivo de “Reunir os profissionais atuantes nas áreas afins, no sentido de elevar a valorização das atividades, através de debates, trocas de experiências, treinamentos, definição de padronização de avaliação de resultados e indicadores e desenvolvimento de controles. Debater sobre a aplicação de leis e assuntos que impactam nos resultados das empresas”.
A assembleia foi realizada em Sertãozinho (SP), na sede da MBF AGRIBUSINESS, e contou com a presença de profissionais de diversas empresas da cadeia produtiva (produtores rurais, usinas de açúcar, etanol e energia, empresas de bens de capital e prestação de serviços).
Nesse primeira reunião oficial foi apresentado o estatuto do GESUCRO que, após algumas modificações sugeridas pelos participantes, foi aprovado por aclamação.
Segundo o Dr. Ronny Hosse Gatto, do escritório Gatto e Martinussi Advogados Associados, o fato da minuta do estatuto ter sido circulada antecipadamente, facilitou os trabalhos de aprovação na assembleia. “O próximo passo é fazer os registros oficiais do GRUPO, para que efetivamente possa iniciar suas atividades”, comentou o advogado, que também foi nomeado como membro da primeira diretoria, ocupando o cargo de consultor jurídico.
A primeira diretoria ficou composta da seguinte forma: 
Coordenador: Marcos Antonio Françóia (MBF Agribusiness);
Vice-coordenador: José Carlos Zanetti (Grupo Baldin Bioenergia);
Secretário: Evandro Redes Corrêa (Sermatec Indústria e Montagens);
Tesoureiro: André Luis Estabile (Tonon Bioenergia); 
Consultor Jurídico: Ronny Hosse Gatto (Gatto e Martinussi Advogados Associados).
Para o Conselho Fiscal ficou aprovado na assembleia os nomes de: 
Coordenador do Conselho: Carlos Roberto Ravanelli Ferreira (Grupo Baldin Bioenergia);
Conselheiros: Marcelo Pelegrini (Ethanol Sugar) e Wellington Furtado Pimenta Neves (Usina Santa Fé S.A.);
Suplente: José Antonio de Mello (Compusoft).
O secretário de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni esteve na reunião, trazendo o apoio da Prefeitura de Sertãozinho ao grupo, que também é incentivado pela Prefeitura de Piracicaba, através do secretário de Indústria e Comércio, Tarcisio Angelo Mascarim, que gravou um vídeo exibido na reunião.
No vídeo, Mascarim destacou a importância da controladoria nas empresas, independentemente de seu porte, observando que a controladoria deve conciliar os conhecimentos práticos, econômicos e financeiro e, por isso, agregar num grupo profissionais das diversas áreas a fins pode ser um diferencial, gerando grandes debates e trazendo mais credibilidade ao setor.
Já Liboni comentou sobre a “cortina de fumaça” que há entre a realidade econômica pela qual passa o setor e a visão política, ou dos políticos em Brasília, que classificam o setor de forma errônea e sem embasamento concreto. Ele destacou que a falta de números confiáveis e padronizados na sua forma de apresentação tem sido o maior problema nessa relação de credibilidade. Reiterando seu apoio, ele pediu ao grupo uma atuação realmente efetiva e estruturada, tal como pede uma boa gestão.
Para Marcos Françóia, efetivado como coordenador do novo Grupo, apesar dessa primeira assembleia ter tido uma boa participação, com um grande número de profissionais de diversas empresas, “Ainda sentimos muito a falta de representantes dos produtores rurais, que também necessitam de mudanças na sua forma de atuação”. Ele complementa: “Nossa meta inicial é orquestrar a entrada de mais membros no grupo, pois, apesar da grande aceitação nesse primeiro momento, o número de possíveis associados é muito pequeno perto de toda a cadeia produtiva. Somente teremos força e conseguiremos desenvolver um trabalho, ou estudos que realmente produzam resultados, se o grupo de genialidades do setor se unir, e o GESUCRO será instrumento para essa união”.
Na mesma assembleia foram criadas as seguintes comissões de estudos: 
Jurídico, Normas Contábeis e Planejamento Tributário; 
Mercado de Crédito e Sustentabilidade; 
Orçamento, Custos e Sistemas; 
Projeções de Mercado e Pesquisas e Estatísticas do Setor;
Governança Corporativa. 
Livremente, alguns dos presentes se apresentaram para liderar as comissões e organizar a formação delas, as quais deverão subsidiar a coordenação do GESUCRO na definição de pautas e temas a serem debatidos nas reuniões, que terão periodicidade bimestral.
A primeira reunião da diretoria será agendada para a semana de 24 a 28 de fevereiro, onde serão definidos pontos a serem considerados no regimento interno, também o valor da taxa de contribuição dos associados, para fazer frente aos custos operacionais, bem como pontos relevantes para a efetiva atuação do Grupo.
O dia 18 de fevereiro ficou registrado com a oficialização em ata da primeira assembleia do GRUPO DE ESTUDOS PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL E CONTROLADORIA DA CADEIA SUCROENERGÉTICA – GESUCRO. O grupo é formado por profissionais das áreas de controladoria, finanças, economia e áreas a fins da cadeia produtiva do setor sucroenergético, com o objetivo de “Reunir os profissionais atuantes nas áreas afins, no sentido de elevar a valorização das atividades, através de debates, trocas de experiências, treinamentos, definição de padronização de avaliação de resultados e indicadores e desenvolvimento de controles. Debater sobre a aplicação de leis e assuntos que impactam nos resultados das empresas”.
A assembleia foi realizada em Sertãozinho (SP), na sede da MBF AGRIBUSINESS, e contou com a presença de profissionais de diversas empresas da cadeia produtiva (produtores rurais, usinas de açúcar, etanol e energia, empresas de bens de capital e prestação de serviços).
Nesse primeira reunião oficial foi apresentado o estatuto do GESUCRO que, após algumas modificações sugeridas pelos participantes, foi aprovado por aclamação.
Segundo o Dr. Ronny Hosse Gatto, do escritório Gatto e Martinussi Advogados Associados, o fato da minuta do estatuto ter sido circulada antecipadamente, facilitou os trabalhos de aprovação na assembleia. “O próximo passo é fazer os registros oficiais do GRUPO, para que efetivamente possa iniciar suas atividades”, comentou o advogado, que também foi nomeado como membro da primeira diretoria, ocupando o cargo de consultor jurídico.
A primeira diretoria ficou composta da seguinte forma: 
Coordenador: Marcos Antonio Françóia (MBF Agribusiness);
Vice-coordenador: José Carlos Zanetti (Grupo Baldin Bioenergia);
Secretário: Evandro Redes Corrêa (Sermatec Indústria e Montagens);
Tesoureiro: André Luis Estabile (Tonon Bioenergia); 
Consultor Jurídico: Ronny Hosse Gatto (Gatto e Martinussi Advogados Associados).
Para o Conselho Fiscal ficou aprovado na assembleia os nomes de: 
Coordenador do Conselho: Carlos Roberto Ravanelli Ferreira (Grupo Baldin Bioenergia);
Conselheiros: Marcelo Pelegrini (Ethanol Sugar) e Wellington Furtado Pimenta Neves (Usina Santa Fé S.A.);
Suplente: José Antonio de Mello (Compusoft).
O secretário de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni esteve na reunião, trazendo o apoio da Prefeitura de Sertãozinho ao grupo, que também é incentivado pela Prefeitura de Piracicaba, através do secretário de Indústria e Comércio, Tarcisio Angelo Mascarim, que gravou um vídeo exibido na reunião.
No vídeo, Mascarim destacou a importância da controladoria nas empresas, independentemente de seu porte, observando que a controladoria deve conciliar os conhecimentos práticos, econômicos e financeiro e, por isso, agregar num grupo profissionais das diversas áreas a fins pode ser um diferencial, gerando grandes debates e trazendo mais credibilidade ao setor.
Já Liboni comentou sobre a “cortina de fumaça” que há entre a realidade econômica pela qual passa o setor e a visão política, ou dos políticos em Brasília, que classificam o setor de forma errônea e sem embasamento concreto. Ele destacou que a falta de números confiáveis e padronizados na sua forma de apresentação tem sido o maior problema nessa relação de credibilidade. Reiterando seu apoio, ele pediu ao grupo uma atuação realmente efetiva e estruturada, tal como pede uma boa gestão.
Para Marcos Françóia, efetivado como coordenador do novo Grupo, apesar dessa primeira assembleia ter tido uma boa participação, com um grande número de profissionais de diversas empresas, “Ainda sentimos muito a falta de representantes dos produtores rurais, que também necessitam de mudanças na sua forma de atuação”. Ele complementa: “Nossa meta inicial é orquestrar a entrada de mais membros no grupo, pois, apesar da grande aceitação nesse primeiro momento, o número de possíveis associados é muito pequeno perto de toda a cadeia produtiva. Somente teremos força e conseguiremos desenvolver um trabalho, ou estudos que realmente produzam resultados, se o grupo de genialidades do setor se unir, e o GESUCRO será instrumento para essa união”.
Na mesma assembleia foram criadas as seguintes comissões de estudos: 
Jurídico, Normas Contábeis e Planejamento Tributário; 
Mercado de Crédito e Sustentabilidade; 
Orçamento, Custos e Sistemas; 
Projeções de Mercado e Pesquisas e Estatísticas do Setor;
Governança Corporativa. 
Livremente, alguns dos presentes se apresentaram para liderar as comissões e organizar a formação delas, as quais deverão subsidiar a coordenação do GESUCRO na definição de pautas e temas a serem debatidos nas reuniões, que terão periodicidade bimestral.
A primeira reunião da diretoria será agendada para a semana de 24 a 28 de fevereiro, onde serão definidos pontos a serem considerados no regimento interno, também o valor da taxa de contribuição dos associados, para fazer frente aos custos operacionais, bem como pontos relevantes para a efetiva atuação do Grupo.