Giro do açúcar

25/02/2014 Açúcar POR: Jornal da Cana
Mercados futuros de açúcar bruto fecharam em alta pela primeira vez em três meses, depois de uma previsão de queda na produção global, de acordo com índices publicados pela Dow Jones Industrial Average.
O açúcar bruto para entrega em maio na ICE Futures EUA fechou em 17,48 centavos de dólar por libra-peso e chegou a ser negociado durante o dia a 17,42 centavos de dólar por libra-peso. O contrato de março subiu 3,1% fechando em 17,23 centavos de dólar por libra-peso.
 
O tempo seco no Brasil ainda desestabiliza as previsões de mercado. A maioria das áreas de cultivo de cana-de-açúcar do país permanecerão secas durante os próximos cinco dias, de acordo com o centro meteorológico DTN - The Progressive Farmer.
 
Previsões da ISO
 
A ISO — Organização Internacional do Açúcar, disse sexta-feira que espera uma queda de produção de açúcar tanto no Brasil quanto na Índia, bem como na União Européia, México e Ucrânia na safra 2013/14, que se encerrará em 30 de setembro. Esta queda na produção seria compensada por produção recorde na Tailândia e no Paquistão.
 
Entretanto a produção global ainda deverá exceder a demanda , embora a diferença possa ser menor do que se previa anteriormente. A ISO reduziu sua previsão para um excesso de oferta de 4,2 milhões de toneladas , uma queda de 11% em relação à sua estimativa anterior. O consumo mundial de açúcar deverá crescer 2,3%, com 177,1 milhões de toneladas nesta temporada , acompanhando a média dos últimos 10 anos.