Global Agribusiness Forum INSIDE: Logística global: Como reduzir os gargalos

02/08/2022 Noticias POR: Marino Guerra

Ricardo Nascimbeni, diretor da supply chain da Cargill na América do Sul, disse que somente com a colaboração entre os diversos atores da cadeia e a adoção de tencologias será possível minimizar os prejuízos causados pelo gargalo logístico

No painel que discutiu os desafios em se conectar a produção agropecuária com a cadeia de suprimentos globais, o diretor da supply chain da Cargill na América do Sul, Ricardo Nascimbeni, ressaltou a colaboração entre os milhares atores de uma cadeia global como o ponto chave para solucionar os gargalos no transporte.

Um segundo fator para a redução dos gargalos é a questão da adoção tecnológica, principalmente ao considerar que os consumidores querem entender cada vez mais de onde, como e a ligação com as causas ambientais e sociais do que vão comprar para se alimentar.

Julio Busato, presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), mediador do painel, manifestou sua opinião sobre o tema ao dizer que o agro nacional evolui de maneira veloz em termos de tecnologias voltadas a rastreabilidade, prova disso é a certificação de cadeia inteiras: “O mundo precisa reconhecer nossa eficiência, sabemos produzir com qualidade e preservação”.

E questionou Nascimbeni se ele enxerga alguma forma de se conseguir uma integração saudável quando há interesses comerciais distintos entre elos diferentes da mesma cadeia?

“Deixamos pelo caminho milhões da produção, assim precisamos olhar os danos de maneira mais profunda e não apenas na superfície do mar e então teremos uma relação que todos os atores serão beneficiados” respondeu o painelista.

Julio Busato, presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão): “O mundo precisa reconhecer nossa eficiência, sabemos produzir com qualidade e preservação”