Global Agribusiness Forum INSIDE: Zero emissões de carbono: TI para a gestão do carbono

08/08/2022 Noticias POR: Marino Guerra

Mark Lyra, diretor de inovação energética da Sumitomo Corporation: SAP para medir mitigação de carbono

No painel onde foram apresentadas soluções para se chegar a baixa ou até mesmo negativa emissões de carbono nas atividades agropecuárias, o diretor de inovação energética da Sumitomo Corporation, Mark Lyra, disse que o maior desafio é alinhar, através do compartilhamento de informações global, a um método unificado de medição de sequestro.

E como iniciativa, ele citou o projeto Carbon Prime, que em parceria com a SAP vai gerar dados de emissão de cada negócio do grupo, o que vai direcionar os projetos para mitigar e posteriormente será a base para a busca de crédito verde.

Como exemplo, o executivo mencionou a parceria com a Raízen na produção de pellets com bagaço de cana: “A cana é um painel solar extremamente eficiente, e boa parte dessa energia está na biomassa que não tem seu potencial todo aproveitado. Vejo um mercado internacional muito grande, inclusive para abastecer termelétricas modernas movidas a carvão que podem ter sua configuração alterada para receber o combustível vindo dos canaviais”.

E concluiu ligando que esse é um caso onde a tecnologia da informação vai conseguir medir a retirada de CO2 do ar e calcular quanto ela vale no mercado.