Grupo Guarani certifica produção de 43 mil hectares

17/12/2012 Geral POR: DiárioNet
O Grupo Guarani obtém a certificação Valore, criada pela Bayer CropScience, para cerca de 43 mil hectares de área plantada sua e de seus fornecedores, o que representa a produção de 2,4 milhões de toneladas de cana.

"A certificação Valore demonstra o comprometimento do agricultor com o meio ambiente e confirma as boas práticas de manejo no canavial. É um fator de segurança aos produtores e uma forma de nos diferenciar e agregar valor a nosso produto", afirma o produtor rural Ivan Antonio Aidar, que obteve a certificação. Rodrigo Vidotti Machado, que também teve a área auditada e certificada, comemora e enfatiza: "O Valore é a certeza que podemos produzir com sustentabilidade, respeitando o meio ambiente e o ser humano."

O negócio da Guarani é a transformação da cana em açúcar, etanol e energia, bem como a comercialização desses produtos. A empresa possui sete unidades industriais, localizadas na região noroeste do Estado de São Paulo. O grupo tem capacidade de produção de 20 milhões de toneladas de cana, 1,9 milhão de toneladas de açúcar, 900 mil metros cúbicos de etanol e 220 MW de potência instalada de co-geração de energia elétrica. Seus principais acionistas são a Tereos Internacional e a Petrobras Biocombustível.

Segundo o diretor Agrícola da Guarani, Jaime Stupiello, "a certificação é o reconhecimento das boas práticas em nossa cadeia de valor. Um diferencial importante para essa conquista foi o comprometimento e capacidade de ação de todos".

Para André Brante, diretor de Negócios da Bayer CropScience, o esforço dos produtores e da Guarani foi essencial para o processo de certificação: "O programa de certificação oferece à Guarani e aos seus fornecedores uma importante diferenciação que pode contribuir com o desenvolvimento sustentável de seus negócios. O empenho dos produtores durante estes meses demonstra o quanto eles valorizam o projeto."

O objetivo do Valore é agregar valor à cadeia produtiva e assegurar diferenciação e a competitividade do produtor brasileiro, certificando a produção responsável da cana-de-açúcar.