Helicoverpa armigera e custos altos prejudicam algodão no Brasil

22/01/2014 Agricultura POR: Agrolink | Leonardo Gottems
O Rabobank Brasil prevê um ano complicado para o algodão no País: “Para os produtores brasileiros, os custos operacionais da lavoura estão mais elevados este ano nas principais regiões produtoras. Além disso, os investimentos em químicos deverão aumentar, dada a preocupação com a infestação da lagarta Helicoverpa armigera”.
 
As projeções constam no estudo “Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro 2014”, realizado pelo departamento de Pesquisa e Análise Setorial (FAR) do banco. O material projeta o cenário das principais commodities brasileiras, contemplando tendências para os mercados.
 
“Os baixos preços no mercado global têm estimulado a substituição do algodão por outras culturas. Assim, a expectativa é de redução de 6,5% na produção mundial da fibra. Essa queda, porém, não deverá causar grande impacto nos estoques, uma vez que se prevê redução no consumo”, afirma o relatório.
 
Sobre o plantio brasileiro, na nova safra 2013/14 espera-se aumento próximo a 12% em área. A tendência vai na contramão do comportamento mundial, e do cenário verificado em 2012/13, quando os preços estimularam a produção de grãos, em detrimento da pluma.