Marca de implementos alemã anuncia que irá construir sua primeira fábrica na América do Sul
Plantadeira Maestro Kompass, com poucas linhas e ágil no transporte ela pode ser uma solução interessante para quem planta soja em áreas de reforma de canavial
A Horsch, fabricante alemã de equipamentos para preparo de solo, plantio, semeadura, pulverização, agricultura híbrida, logística e inteligência, anunciou em entrevista coletiva nessa quarta-feira (24), um investimento de R$ 200 milhões na construção de sua primeira fábrica na América do Sul, em Curitiba-PR.
Com a finalização da obra, prevista para 2023, a empresa passará a produzir internamente sua linha completa de produtos, isso porque hoje, através de uma unidade menor, só é possível a fabricação da linha de plantio, fazendo com que o restante (que é importada), perca competitividade em razão do fator cambial.
Assim, a perspectiva é de que o Brasil, que representa hoje apenas 4% do faturamento global, se torne o mercado número um.
Focada nas lavouras de grãos e cobertura, durante o evento a empresa mostrou que tem relação com a cana de açúcar ofertando soluções para quem cultiva a soja em áreas de rotação.
Segundo o diretor geral da companhia no Brasil, Rodrigo Duck, em Rio Verde-GO, há casos em que recursos das plantadeiras se mostraram importantes para operações de plantio direto em cima de palhadas mais volumosas como a da cana de açúcar.
São eles: O sistema de transferência de peso do tanque central de sementes para a barra de plantio, que garante a distribuição de peso até mesmo nas suas pontas; a possibilidade de regulagem do ângulo de ataque obtendo um disco de corte mais agressivo e o sistema limpa trilhos, conjunto composto por um jogo de rodas dentadas para abertura da palhada, montado em cada linha para evitar o embuchamento durante a operação.
No portfólio, pensando na soja como cultura de rotação nas áreas de reforma de canavial, ainda se destaca a plantadeira Maestro Kompass, uma máquina que pode plantar e adubar em 12, 14, 16 e 18 linhas nos espaçamentos de 45 e 50 cm, o que pode ser uma boa solução em áreas de meiosi.
Ela possui também como característica a agilidade no transporte, pois conta com um sistema de fechamento das barras reduzindo sua largura para 3,20 metros em poucos minutos, tornando o deslocamento mais fácil e rápido, fundamental para áreas de grãos picadas em meio aos canaviais.