ILPF contribui para aumentar produtividade na pecuária
19/07/2018
Agronegócio
POR: Datagro
Graças ao sistema Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), a produtividade da pecuária brasileira experimentou expressivo crescimento nos últimos anos. Recentes levantamentos indicam que, enquanto a produtividade média da pecuária convencional chega a oito arrobas por hectare, no sistema de produção ILPF, a média alcança até 28 arrobas por hectare, um aumento superior a três vezes.
Os dados foram apresentados durante a palestra Agronegócio Brasileiro: Desafios e Oportunidades, proferida por Thiago Bernardino de Carvalho, economista agroindustrial do Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq – Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz durante a Campo Grande Expo, que acontece em Campo Grande/MS até a próxima sexta-feira (20).
“Só que, para se atingir esse patamar de elevada produtividade, o produtor necessita alterar toda a gestão do seu negócio, pois nesse sistema tudo é diferente. Desde a parte financeira, passando pela forma de correção do solo até o processo de capacitação dos profissionais”, explicou o palestrante.
Para Carvalho, o País tem todas as condições de conseguir saltos de produtividade semelhantes aos alcançados devido ao sistema ILPF também em outras culturas. “Claro que temos grandes desafios pela frente: são gargalos na área de infraestrutura e logísticas, incertezas em questões jurídicas, além de uma visão equivocada por parte de um segmento da sociedade, em relação, por exemplo, aos defensivos agrícolas”, afirmou o palestrante.