Necrose Infecciosa do Baço e Rins (ISKNV) acomete peixes de diversas espécies
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), elaborou uma cartilha sobre a Necrose Infecciosa do Baço e Rins (ISKNV), que acomete peixes de diversas espécies, a exemplo da tilápia. Voltada para o setor produtivo da piscicultura, a cartilha traz informações sobre a doença e o cenário em Minas Gerais, onde recentemente foram diagnosticados, até o momento, quatro casos positivos nas 25 pisciculturas investigadas.
A ISKNV não é uma zoonose, ou seja, não é transmitida do animal para o homem. Porém, pode trazer prejuízos econômicos para os produtores devido à mortalidade variável entre 40% a 75% nos peixes alevinos e juvenis. Em qualquer categoria de piscicultura, é preciso que o criador observe a condição sanitária de seu criatório. Propriedades e estabelecimentos com animais aquáticos devem ser cadastrados no IMA.
Já foram inspecionadas oito pisciculturas no reservatório de Três Marias, cinco no de Nova Ponte, onze em São Simão e três no reservatório de Furnas. A expectativa é que as vistorias alcancem mais de 50 produtores de tilápias. (Com informações da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais)