Incentivando a modernidade e a sustentabilidade dos canaviais

18/10/2023 Noticias POR: Fernanda Clariano

A cana-de-açúcar é uma das culturas mais importantes do Brasil, sendo responsável por cerca de 20% da produção mundial de açúcar e etanol. No entanto, a produtividade da cana ainda enfrenta diversos desafios e, para superar esses obstáculos, os produtores têm investido em tecnologias e práticas agrícolas que visam aumentar a eficiência e a sustentabilidade do cultivo.

Para incentivar esses esforços e reconhecer as unidades produtoras que estão alcançando excelência na produção de cana-de-açúcar com base em novas variedades, a Fundag e o Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC) realizaram no dia 14 de setembro, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento de Cana-de-Açúcar IAC, em Ribeirão Preto, a primeira edição do Prêmio Produtividade com Modernidade.

As informações para a definição dos ganhadores foram obtidas por meio do Censo Varietal IAC referentes à safra 2022/23 e pelo IIPM - Índice IAC de Produtividade com Modernidade, elaborado a partir de dois fatores: toneladas de açúcar por hectare dos cinco primeiros cortes e a idade média das variedades plantadas (número de anos após a liberação varietal). Ao todo, 219 unidades produtoras que respondem a 62% da produção brasileira de cana-de-açúcar enviaram seus dados. Um dos critérios exigidos era possuir produção superior a 350 milhões de toneladas de cana na safra 2022/23.

Na ocasião, o diretor-geral do Instituto Agronômico IAC, Marcos Landell, chamou a atenção para a importância da adoção de variedades modernas. “Temos que mudar a chave e entender que estamos em outro momento. É preciso ter outros materiais no campo para uma maior performance”. Landell também destacou que através da pesquisa foi possível conseguir mapear e identificar não só as empresas que estão com um bom destaque e ganharam em primeiro lugar em cada região, mas também foi uma oportunidade de identificar as que não estão bem e dessa forma ver o que pode ser feito para ajudá-los na verticalização da produtividade.

Usinas premiadas

A Usina Denusa Nova União, com sede no município de Jandaia, no estado de Goiás, foi a campeã nacional do Programa Cana IAC de Produtividade com Modernidade Safra 2022/23 conquistando a premiação com TAH5 - 14,33.

O gerente Agrícola da Denusa, Pedro Abraão Barbosa, na oportunidade falou sobre a importância da premiação. “Quero agradecer toda equipe do IAC que está conosco desde o início da nossa jornada e pela transparência e seriedade dessa premiação. Agradecer também toda equipe da Denusa que está em Goiás trabalhando e fazendo as coisas acontecerem”, disse Barbosa.

Confira também as unidades produtoras premiadas com o Prêmio Regional Programa Cana IAC de Produtividade com Modernidade Safra 2022/23.

Estado de Alagoas - Usina Carlos Lyra - Marituba / TAH - 11,02

 

Estados Norte/Nordeste - Maity Bioenergia / TAH
- 11,28
Estados Mato Grosso/Mato Grosso do Sul - Raízen
- Rio Brilhante / TAH - 13,36
Estados Minas Gerais/Espírito Santo - Grupo
Balbo – Usina Uberaba / TAH - 13,56
Estado do Paraná - Maringá – Usina Jacarezinho /
TAH - 11,37
Região de Araçatuba/ SP - Usina Diana Bioenergia
/ TAH - 11,50
Região de Assis/SP - NovaAmerica - Tarumã / TAH
- 13,65
Região de Jaú/SP - Usina Ferrari / TAH - 11,31
Região de Piracicaba/SP - Usina Santa Maria / TAH
- 12,25
Região de Ribeirão Preto/SP - Raízen Santa Elisa /
TAH - 13,56
Região de São José do Rio Preto/SP - Irmãos Paro
com / TAH - 12,70