Inclusão financeira chega ao trabalhador rural

25/10/2012 Geral POR: Folha Web
Maria Madalena Ferreira Silva, cortadora de cana na região de Paraíso do Norte (Noroeste), nunca teve uma conta bancária em seu nome. A trabalhadora, de origem simples, até pouco tempo nem conhecia um caixa eletrônico, muito menos um cartão de débito ou crédito. Madalena sempre recebeu seu ordenado em cheque. Todo início de mês, o que parecia ser motivo de alegria, era na verdade uma tortura. Isso porque descontar esse pagamento sempre foi uma dificuldade enfrentada não só pela trabalhadora, mas por todos os cortadores de cana da região.

Para reverter esse quadro, a unidade da Cooperativa Sicredi de Paraíso do Norte instaurou há quase dois anos um sistema de inclusão financeira para os trabalhadores. Criado em parceria com a Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana (Coopcana), o projeto abriu uma conta bancária para cada um dos 2,3 mil cortadores de cana que atuam na região. Com essa iniciativa, além de facilitar o pagamento salarial, os trabalhadores tiveram a oportunidade de aprender a lidar com outros sistemas de pagamento, como a realização de compras com cartão de débito, sem que seja necessário ir todo mês ao banco para sacar dinheiro.

Alexandre Mendes da Silva, gerente do Sicredi de Paraíso do Norte, conta que durante muito tempo observou que havia dificuldade por parte dos trabalhadores em receber o pagamento em cheque. ''A recusa pela troca desses cheques pelo comércio era um dos principais problemas. Muitos comerciantes cobravam para descontar os cheques'', conta. Silva explica que implantar o programa de inclusão financeira no município não foi uma tarefa fácil, isso porque muitas pessoas desconheciam o funcionamento de um sistema bancário.

Ricardo Maia