Índice de preços em SP tem alta de 1,32% na 2ª quadrissemana de agosto
23/08/2012
Agricultura
POR: Governo do Estado de São Paulo
Tomate para mesa, carne suína, milho, soja, trigo e café tiveram as maiores altas. Já batata, feijão, banana nanica e laranja para mesa sofreram as maiores quedas
O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou alta de 1,32% na segunda quadrissemana de agosto. O levantamento, que mede os preços pagos aos produtores, foi realizado pelos pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola - IEA/Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Tanto o IqPR-V (produtos de origem vegetal) quanto o IqPR-A (produtos de origem animal) tiveram variações positivas - de 1,07% e 0,74% respectivamente. Quando comparado à primeira quadrissemana de agosto, o IqPR teve alta de 0,46 ponto percentual.
Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas no período foram: tomate para mesa (45,39%), carne suína (28,87%), milho (19,49%), soja (13,20%), trigo (8,90%) e café (8,55%). As maiores quedas de preços ficaram por conta da batata (19,42%); feijão (14,71%); banana nanica (3,03%); e laranja para mesa (1,86%).