Indústrias e produtores brasileiros terão de ter certificação verde para exportar açúcar e etanol

03/08/2012 Meio Ambiente POR: AgroSoft Brasil
O Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador de etanol do mundo. Pelas estimativas da F.O. Licht, consultoria alemã especializada em açúcar e etanol, a região centro-sul, responsável por mais da metade da produção nacional de cana e por 60% da de etanol, deve moer perto de 500 milhões de toneladas nesta safra 2012/2013. A produção de açúcar deve ser de 32,3 milhões de toneladas e a transformação da cana em etanol deve chegar aos 24 bilhões de litros.
 
Mas, para atender aos mercados cada vez mais exigentes, usinas e produtores brasileiros terão que se adequar às normas adotadas pelos países importadores, principalmente EUA e União Europeia (UE) e que estabelecem regras e critérios quanto à "certificação verde". Eles querem, cada vez mais, ter a certeza de estar adquirindo açúcar, etanol e outros derivados da cana de açúcar produzidos de forma ecologicamente correta.
 
Essa preocupação levou produtores e indústrias de várias partes do mundo a fundarem, em 2008, a Bonsucro, com o objetivo de reduzir impactos ambientais e sociais na produção de açúcar, etanol e energia provenientes da cana-de-açúcar. Desde julho de 2011 a certificação Bonsucro foi reconhecida pela União Europeia, que pretende adotar este selo verde em todos os seus 27 Estados-Membros até 2020.
 
A certificação Bonsucro garante padronização de qualidade em todo o processo, o que permite a produtores e indústrias demonstrarem que seus produtos foram obtidos de forma sustentável, com o uso racional do solo, da água, de energia elétrica e com baixa emissão de gases, dentro dos padrões de exigência dos mercados internacionais, facilitando a exportação.
 
Para Flaviana Bim, coordenadora da certificadora brasileira IGCert, uma das sete credenciadas pela Bonsucro em todo o mundo, "esta certificação verde é um grande passo para o setor de cana-de-açúcar e biocombustíveis no Brasil, porque comprova que produtores e indústria são social e ambientalmente responsáveis, que atendem aos mais rigorosos requisitos internacionais, agregando maior qualidade, valor e credibilidade para os nossos produtos. O IGCert já se tornou referência em certificações de sustentabilidade, no Brasil e no Exterior e esta acreditação junto à Bonsucro vai nos abrir novas possibilidades junto a produtores e indústrias".
 
Ercília Fernandes