O preparo correto e a devolução das embalagens lavadas possibilitam a reciclagem para produção de novos produtos, contribuindo para uma agricultura mais sustentável
A tríplice lavagem das embalagens vazias de defensivos agrícolas é o procedimento no qual o agricultor tem uma economia maior de água. Neste sentido, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade gestora do Sistema Campo Limpo, reforça a importância de realizar este procedimento de maneira correta pós-consumo de defensivos.
“A destinação correta de defensivos agrícolas é uma responsabilidade compartilhada e todos os elos da cadeia são determinantes para o sucesso do Sistema Campo Limpo. E o primeiro elo é o agricultor: se ele realizar com rigor e zelo todas as etapas de devolução, é um bom começo para garantirmos uma destinação ambientalmente correta para as embalagens”, avalia Marcelo Okamura, presidente do inpEV.
Por que lavar as embalagens?
As embalagens devem ser devidamente lavadas por quatro principais motivos:
Tipos de lavagens
A tríplice lavagem, que consiste em enxaguar três vezes a embalagem vazia; e a lavagem sob pressão, na qual a embalagem é encaixada no funil do pulverizador e a bomba do próprio equipamento gera a força para pressionar o bico de lavagem.
O que deve ser lavado?
Embalagens rígidas (plásticas e metálicas) que acondicionam formulações líquidas de defensivos agrícolas para diluição em água devem ser lavadas no momento do preparo da calda.
Como fazer a tríplice lavagem?
“O preparo correto e a devolução das embalagens lavadas possibilitam a sua reciclagem para produção de novos artefatos. E, assim, todos contribuímos para uma agricultura mais sustentável”, reforça o presidente do inpEV.
Para conhecer todas as etapas e cuidados no processo de devolução das embalagens de defensivos agrícolas, consulte o site do inpEV.