Instituições brasileiras criam núcleo de inovação em cana-de-açúcar

12/07/2013 Cana-de-Açúcar POR: Valor Online
 
A Universidade Estadual de Campinas, a Embrapa, a Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Pernambuco e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) criaram, em março deste ano, o Núcleo de Apoio à Inovação para a Sustentabilidade no Setor Sucroenergético (Nagise).
Em comunicado, o núcleo informou que pretende beneficiar 80 empresas de grande porte do setor, como Raízen, Bunge e GranBio. O Nagise integra o Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e também da Mobilização Empresarial para a Inovação, da Confederação Nacional da Indústria — iniciativa que disponibilizou recursos de aproximadamente R$ 50 milhões para a estruturação e operação de Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação (NAGIs) em empresas brasileiras.
A ideia é unir — de outubro de 2013 a abril de 2014 - um time de 30 pesquisadores das instituições envolvidas com industriais e empresários do setor para, por meio de capacitação e diagnóstico das demandas por tecnologia e inovação, estabelecer um plano de inovação que resulte em maior competitividade em escala nacional e global e no fortalecimento do setor na matriz energética brasileira.
Fabiana Batista