Colaboradores conheceram a estrutura da distribuidora e detalhes do Copernitro
Nos dias 23 e 24 de janeiro aconteceu nas dependências da Base Compartilhada de Ribeirão Preto, onde está instalada a Copercana Distribuidora de Combustível, o “I Workshop Copernitro” onde cerca de cem profissionais ser reuniram, sendo a grande maioria da rede de postos da Copercana, para conhecer maiores detalhes da estrutura e esclarecer dúvidas sobre o Copernitro, combustível premium desenvolvido pela distribuidora e ofertado pela rede de postos da Copercana.
Na abertura, o diretor comercial varejo da cooperativa, Marcio Meloni, destacou a importância em conhecer de maneira presencial todos os processos que a distribuidora de combustível executa para os profissionais dos postos aumentarem sua segurança em oferecer o produto.
“O treinamento é importante para mostrar o que é, como funciona e a qualidade do combustível Copernitro. Além disso, a apresentação dos diferenciais da distribuidora, que vem num ritmo de crescimento muito positivo, transmite a magnitude não apenas do segmento de combustíveis, mas de toda cooperativa. Isso é importante para eles terem a confiança em ofertar os produtos, pois sabem que existe uma estrutura séria por trás e também serve de estímulo para se engajarem e almejarem evolução profissional dentro da organização”.
Marcio Meloni, diretor comercial varejo da Copercana: “a apresentação dos diferenciais da distribuidora, que vem num ritmo de crescimento muito positivo, transmite a magnitude não apenas do segmento de combustíveis, mas de toda cooperativa”
A primeira palestra ficou a cargo do gerente comercial da Copercana Distribuidora de Combustível, Wladmir Prearo, que na parte inicial mostrou aos presentes a representatividade do negócio como os dados que mostram sua liderança em litros comercializados no comparativo com as outras empresas instaladas nas cinco bases ou terminais que operam em Ribeirão Preto.
Outro exemplo foi sobre o prêmio de melhor distribuidor para TRR da região Sudeste do Brasil recebido no ano passado, cuja relevância é ressaltada pelo fato da Copercana operar em apenas um polo e ter concorrido com outras distribuidoras com mais de uma unidade instalada.
Ele ainda citou o fato da gasolina Copernitro Pro ser a de melhor qualidade dentre todas cuja distribuição parte de Ribeirão Preto, pois é de uma distribuidora que está na única base que não recebe o combustível do tipo formulado (de qualidade inferior) e é aditivado com um produto de ponta sob o ponto de vista tecnológico, desenvolvido na Alemanha, e tendo a sua qualidade referenciada em todo o mundo.
“Desde que começamos, nós trabalhamos todos os dias para surpreender o cliente, para fazer o que ninguém faz”, concluiu Prearo.
Em seguida ele falou sobre os detalhes da base compartilhada, a qual os participantes, como atividade final do evento, puderam percorrer e conhecer, que é constituída num formato de condomínio empresarial, tendo diversos donos, sendo a Copercana detentora de 26%, além de ser a atual síndica. Outro ponto abordado foi o seu tamanho em relação aos vizinhos, só em dezembro foram comercializados por toda base 65 milhões de litros, sendo a distribuidora da cooperativa responsável por 36 milhões (55%).
A tecnologia instalada no local foi mais um assunto lembrado, com destaque para o Skid (local onde são instalados diversos equipamentos para a realização de um determinado processo) de descarregamento, um dos mais modernos do Brasil. “Nosso nível tecnológico é tão grande que é possível operarmos de modo autônomo”, exemplificou Prearo.
Wladmir Prearo, gerente comercial da Copercana Distribuidora de Combustível, falou sobre o nível tecnológico da base que ela está instalada: “Nosso nível tecnológico é tão grande que é possível operarmos de modo autônomo”
Atendimento
Na segunda parte da sua apresentação, o foco foi para o atendimento, compartilhando aos presentes um pouco de sua experiência profissional adquirida atuando com postos de combustíveis, numa marca de atuação mundial, por mais de trinta anos.
Em relação ao tema, ele falou que atender bem, ao lado do ponto e preços competitivos, forma o tripé fundamental para um posto ter sucesso e para se conseguir alcançar níveis de excelência é preciso criar padrões baseados em atitudes que fazem a diferença.
“O principal é saber que vocês não são mais enchedores de tanque, vocês precisam ter a postura de vendedores e isso está relacionado na atenção que o cliente recebe, pois assim ele consumirá outros produtos e serviços e também passará a ter aquele estabelecimento como o preferido para abastecer o seu veículo”, finalizou Prearo.
Copernitro
A segunda palestra foi uma imersão sobre os diferenciais da gasolina e diesel Copernitro Pro, ministrada pelo gerente de negócios da Addipur, Nicola Prior, braço no segmento de aditivos para combustíveis da Additiva, uma das principais distribuidoras de produtos químicos especiais importados do país com uma sólida parceria com a Basf, onde trabalha com um portfólio superior a 200 soluções.
Começando pelo diesel, o técnico mostrou aos participantes as oportunidades geradas perante o ganho progressivo de percentual de biodiesel misturado ao combustível fóssil, a perspectiva é de que em 2024 ela chegue aos 14% e em 2025 chegue aos 15%: “Não questionamos que se trata de um avanço ambiental, mas os veículos que foram abastecidos sem aditivos vão começar a apresentar problemas mecânicos sérios conforme o percentual da mistura aumentar”.
Durante sua participação, o gerente de negócios da Addipur, Nicola Prior, mostrou a importância de um aditivo de qualidade para um combustível ser considerado de qualidade superior
Diante tal cenário, ele passou a enumerar as vantagens do aditivo que constitui o Copernitro como por exemplo: a separação completa de água e óleo, o que torna possível a eliminação completa através do sistema de drenagem dos tanques, também foi citada a função de limpeza e criação de película antiferrugem fazendo com que o motor trabalhe de maneira limpa e atinja seus padrões normais de rendimento.
Neste momento o supervisor da rede de postos da Copercana, Jehan Viana, pediu a palavra para citar dois casos que aconteceram logo que o Copernitro chegou na unidade que ele era encarregado na cidade de Ribeirão Preto.
O primeiro foi sobre um cliente que é prestador de serviços para os Correios e por isso tem uma frota de vãs, ou seja, um grande consumidor de diesel. Quando viu a comunicação sobre o novo combustível ele encheu um galão e levou para fazer o teste da separação da água comprovando sua eficiência perante amostras coletadas em outros postos.
No segundo caso, ele percebeu que as viaturas de um batalhão da Polícia Militar localizada próximo do posto passou a abastecer de maneira mais frequente depois que o Copernitro Pro começou a ser comercializado. Curioso, o encarregado foi perguntar para os policiais o que estava acontecendo e eles responderam que o rendimento dos veículos havia melhorado demais depois que começaram a utilizar o combustível. Para encerrar sua participação, Viana lembrou que a notícia percorreu a região, tornando aquela unidade uma das que mais vendem diesel, tanto dentro da rede da Copercana como na região que está instalado.
Jehan Viana, supervisor da rede de postos da Copercana, citou casos de sucesso de clientes que passaram a ser fiéis depois que experimentaram o Copernitro
Ao retomar a palestra para falar sobre a gasolina aditivada, o público participante, dos dois dias de evento, começou a participar ativamente a cada slide, com diversas dúvidas que eles viveram no relacionamento com os motoristas/clientes, por exemplo sobre o mito que alguns fabricantes colocam em veículos que é proibido o uso de combustíveis aditivados, e se abastecer com eles perderão a garantia do veículo.
O que foi esclarecido pelo técnico é que não há lógica científica que aditivos de qualidade comprovada, como o que está no Copernitro, age de maneira prejudicial ao motor, e que a Additiva, junto com a Basf, possui um vigoroso compendio de estudos que garantem a proteção não semente do posto, como do motorista.
Ainda sobre o tema, ele orientou os participantes a solicitarem aos seus clientes que mostrem onde leram a respeito de tal recomendação, pois há muitos casos de interpretação incorreta do texto ou, se realmente estiver relatando tal incoerência, encaminharem o modelo do veículo para ele.
Os participantes interagiram bastante ao longo das palestras esclarecendo dúvidas dos clientes dos postos
Satisfação
Ao final do evento os participantes demonstraram bastante satisfação em ter participado e ressaltaram o aprendizado que será importante para esclarecer as dúvidas dos clientes, como disse a frentista do posto 2 de Sertãozinho, Maiara Aparecida Pereira de Souza: “Achei muito interessante a iniciativa, já que sempre surgem dúvidas sobre o combustível Copernitro Pro. Agora vai ficar muito mais fácil para conversarmos com os nossos clientes”.
O ganho de confiança também foi outro ponto lembrado pelo frentista do posto 1 de Sertãozinho, Euclides Neto Damasceno: “Todo o aprendizado será colocado em prática no dia a dia para entregar mais confiabilidade ao nosso cliente. Outro ponto que me deixou muito seguro foi saber que há uma estrutura com tanta tecnologia aplicada como aqui na distribuidora, isso só aumenta a credibilidade do produto”.
Os encarregados dos postos também manifestaram o seu ponto de vista sobre a importância de eventos como o workshop: “Quero agradecer a Copercana e todos aqueles que estão inseridos nesse projeto. Um workshop como esse traz muita informação e conhecimento aos frentistas, gerando resultados positivos de venda, tanto de gasolina quanto do diesel”, disse Ricardo Donizete Alves Pereira, do posto de Santa Rosa de Viterbo.
“Essa iniciativa da Copercana é muito positiva para que os colaboradores dos postos tenham conhecimento do produto que estão trabalhando, e o que pode oferecer de benefícios para os clientes. Tudo isso agrega na qualidade do atendimento, pois os clientes vão passar a confiar mais a partir do momento que sentirem uma melhor performance de seus veículos”, disse Rodrigo de Souza Silva, do posto de Sertãozinho 2.
Vista aérea da Base de Ribeirão Preto
Como última atividade do evento, os participantes puderam conhecer todos os processos realizados pela distribuidora
Ao final do evento, o que se via no rosto dos colaboradores era a expressão de felicidade, pelo conhecimento adquirido, por verem que fazem parte de uma estrutura diferenciada, mas principalmente, por terem percebido que a cooperativa não pensa somente na evolução própria, mas também na deles