Intenção de plantio de grãos dos EUA apontam para manutenção de alta nos preços

09/04/2021 Cana-de-Açúcar POR: Marino Guerra

O USDA divulgou nessa semana seu relatório de intenção de plantio para a safra 21/22 nos Estados Unidos trazendo números que, se concretizados, farão com que os preços internacionais da soja e milho permaneçam em posições altistas.

Para a soja, a previsão é de que seja cultivada em 35,4 milhões de hectares, o que significa um aumento de 5,4% de área frente a temporada passada, mas uma queda de 2,8% na expectativa do mercado.

Quanto ao milho, os produtores norte-americanos vão plantar 36,9 milhões de hectares, ganho de 0,3% no comparativo com a safra 20/21, número que também decepcionou o mercado em 800 mil hectares.

Considerando a expectativa de produtividade divulgada em fevereiro também pelo órgão máximo da agricultura dos EUA, a quebra na safra será de 3% na soja e 2,3% no milho.

Assim, os estoques mundiais continuarão pressionados, fazendo com que qualquer notícia negativa, como das condições climáticas e também do cultivo fora da época do milho safrinha brasileiro, faça com que os preços respondam de maneira bruta.