Os pesquisadores elevaram para 2,2% a estimativa de crescimento do setor para este ano
O setor do agro brasileiro deve crescer mais de 2% segundo projeção do Ipea — Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. A estimativa leva em consideração a projeção atualizada para a produção agropecuária e uma revisão metodológica que considera a evolução do consumo intermediário a partir dos valores das Tru’s — Tabelas de Recursos e Uso dos Sistemas.
Diante disso, os pesquisadores revisaram de 1,5% para 2,2% a estimativa de crescimento do setor para este ano, com base nas estimativas do Lspa (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola), do Ibge (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e em projeções próprias para a pecuária a partir de dados de abates, produção de ovos de galinha e leite.
No detalhamento de cada setor produtivo, os pesquisadores projetam um aumento de 2,3% no valor adicionado da produção vegetal e 1,9% na produção animal. Na produção vegetal, o destaque é a nova safra recorde de soja, que tem alta prevista de 7,3%, sendo a única cultura entre as mais importantes da lavoura com perspectiva de crescimento elevado em 2021. A produção de milho deve avançar 0,3%. Na contramão, há previsão de queda nas produções de cana-de-açúcar (-1,5%) e de café (-23,9%), sendo esta última em função das características cíclicas da cultura do grão.
Na pecuária, a projeção é de crescimento em todos os segmentos, principalmente na produção de aves (3,8%). O desempenho positivo também é previsto para os segmentos de bovinos (1,5%), leite (1,7%), suínos (1,7%) e ovos (2,3%).