atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

La Niña é confirmado

11/09/2020 Agricultura POR: Marino Guerra

Evento climático poderá trazer um verão normal de chuvas para a região de abrangência da Copercana

Na tarde de ontem (10) o NOAA (Administrador Nacional de condições dos Oceanos e Atmosféricas dos Estados Unidos) considerou pela primeira vez o evento climático “La Niña” como ativo. O que significa que o final da primavera e o verão deverá ter sua influência.

No relatório, a agência governamental considera que ele deverá vir com fraca intensidade, condições também registradas ao do final de 2017 e início de 2018.

A título de comparação, a reportagem pesquisou as edições da época da Revista Canavieiros, mais especificamente na coluna Informações Climáticas, para tentar projetar o que espera os agricultores.

Para começo de conversa, a rígida estiagem registrada no último mês de agosto (2 mm) não chegou nem perto do que foi vivido em 2017, quando choveu 13 mm, embora também tenha ficado abaixo das normais climáticas, registradas em 18 mm.

Contudo, a secura prevista para setembro foi vivida há dois anos, quando foram registrados 19 mm de precipitações contra uma normal de 58 mm. Em outubro, a situação melhorou um pouco, mas ainda se manteve abaixo da média histórica em quase 20%.

Novembro foi o mês que a torneira se abriu, chovendo 34 mm a mais na média e dezembro o valor cravou o número considerado normal para a época, molhando o solo em 248 mm de água.

O ano virou e janeiro teve 30% a mais de precipitação, enquanto que fevereiro e março juntos registraram queda das chuvas de 45% a menos, o que se somar o desempenho no primeiro trimestre, é pouca coisa abaixo dos 100 mm.

Logico que em se tratando de condições climáticas nada dá para ser confirmado, porém mês a mês, é possível prever um fim de primavera e verão próximos da normalidade, a Revista Canavieiros estará de olho e permanecerá informando sobre a confirmação ou não dos fatos.

Clique Aqui para ver as edições de 2017 e 2018 da Revista Canavieiros