A “acreditação” garante a confiabilidade dos resultados que são vistos no laboratório
O Laboratório de Solos da Copercana recebeu durante três dias a visita dos auditores do Inmetro, responsáveis por avaliar as regras e padrões presentes na ISO/IEC 17025. A certificação permite que o laboratório se mantenha dentro das normas internacionais que atestam que as análises e resultados fornecidos pelo serviço da Copercana são corretos.
O processo chamado de ‘acreditação’ foi realizado pelo avaliador líder, Igor Renato Bertoni Olivares, e pelo técnico Arnaldo Antônio Rodella. Os profissionais se dividem em duas ações. O líder se preocupa com a parte de gerenciamento enquanto o auditor técnico acompanha os ensaios, checa equipamentos e padrões de análise.
“Quando é de interesse do laboratório, é solicitada a visita do Inmetro para ver se as atividades atendem a uma normativa específica que, no caso da Copercana, é a ISO 17025”, destaca Igor Olivares. De acordo com o profissional, a norma consegue garantir a confiabilidade dos resultados que são vistos no laboratório.
Confiabilidade, relacionada desde a parte técnica, como a calibração de equipamentos, execução correta dos ensaios e da parte de gestão, como a de auditorias internas, controle de documentos, entre outras que o laboratório desempenha. "A atividade de um laboratório é importante, porque o efeito de um resultado laboratorial pode afetar diretamente uma determinada aplicação, como, por exemplo, a correção de um solo para o plantio. Então, a análise é extremamente importante e tem que ser confiável", frisa e acrescenta Olivares: “Na minha parte, auditei requisitos como o controle de documentos e de registro, o programa de auditoria interna, de análise crítica da alta direção, que é uma reunião anual feita pela Copercana para avaliar criticamente como o laboratório está produzindo. Essa foi a minha interação nesses últimos três dias".
Na parte mais técnica, são acompanhados os métodos de análise do laboratório e seus escopos. Durante a avaliação, o analista técnico observa a perícia do analista, se faz o uso correto e eficiente dos equipamentos e se as soluções empregadas estão bem preparadas. “O meu foco é basicamente o acompanhamento dos métodos executados pelo laboratório e os métodos analíticos”, explica Arnaldo Rodella. De acordo com o técnico, durante esse processo são checados se os equipamentos utilizados pelo laboratório estão calibrados, se os reagentes e soluções utilizadas dentro do processo estão bem preparadas, além de questões estruturais como a climatização do ambiente e áreas restritas. "É um pente fino que passamos no laboratório que, com o tempo, vai se adequando. A Copercana, por exemplo, já passou por quatro avaliações e, de certa forma, nesse escopo de análise do solo, as coisas estão relativamente bem, já que muitos pontos duvidosos foram sanados tornando avaliação relativamente tranquila", finalizou Rodella.
A avaliação feita pelo Inmetro é realizada a cada dois anos, mas o laboratório da Copercana faz auditorias internas anuais mantendo e aprimorando as práticas de gestão. Através dessa prática o laboratório consegue melhorar continuamente o sistema de gestão, garantindo um trabalho de qualidade que é comprovado por todos os clientes. “Durante a avaliação temos a visão de avaliadores experientes e qualificados designados pelo Inmetro para medir nossa competência, assim o resultado positivo e elogiado nos deixa muito felizes e isso significa que estamos trabalhando muito bem, ref letindo positivamente nos resultados que entregamos a todos os nossos clientes”, destacou a responsável química do Laboratório de Solos Copercana, Vânia Junqueira. A profissional que acompanhou de perto cada detalhe das avaliações explicou sobre a importância dessa avaliação realizada pela Inmetro, que atesta o compromisso de qualidade e confiabilidade nos resultados obtidos pelo laboratório da Copercana.
“Quando temos uma certificação ou uma norma internacional implantada, o laboratório tem uma série de vantagens na parte de qualidade do ensaio, calibração de equipamentos, treinamento de equipe e capacitação de pessoal. Tudo isso dá para a parte de gestão confiança e qualidade nos resultados dos clientes.
Então é importantíssimo mantermos essa certificação e buscar a melhoria contínua no nosso sistema", detalha e acrescenta Vânia: “A diretoria, desde o início do processo, tem apoiado o laboratório desde a implantação, suporte e manutenção da certificação. Contamos com o apoio deles desde o início em todas as etapas do processo. Nossa diretoria é muito consciente e nos apoia, pois acredita na qualidade do nosso atendimento e requisições dos nossos clientes”.