Um dos mais desafiadores problemas da cultura de cana-de-açúcar no Brasil é o controle dos insetos-praga, uma vez que causam prejuízos econômicos expressivos e reduzem potenciais produtivos das lavouras. Isso ocorre porque insetos são organismos biológicos passiveis de evolução ao longo do tempo, podendo mudar seus comportamentos, aguçar seus estímulos e gerar descendentes em grande escala, sendo muitos desses organismos adaptados pela pressão de seleção gerada por diversos fatores, inclusive pela ação antrópica (gerada pelo próprio homem).
Assim, encontrou-se evidência da presença da espécie Spodoptera frugiperda (também conhecido como lagarta-do-cartucho, importante praga do milho, algodão e soja), de ataque à cultura da cana-de-açúcar causando a desfolha, principalmente na região do cartucho. Porém, também foram identificados ataques em colmos em áreas de Meiosi (Método Inter Ocupacional Simultâneo) consorciado à soja. Tudo iniciou em 2022 quando foram identificadas injúrias em plantas de cana- de-açúcar em mudas de “desdobra” em área de meiosi consorciada com soja nos municípios de Ribeirão Preto-SP e Guatapará-SP.
Quando o caso ocorreu, não foi possível identificar o agente causador das injúrias, porém sabia-se que não se tratava de Diatraea saccharalis (Broca-da-cana) devido às dimensões das perfurações de entrada (ocorreram, em alguns casos, perfurações acima de 2,5 cm de diâmetro) e do padrão de ataque internamente aos entrenós, uma vez que na maioria das vezes ocorriam somente orifícios profundos sem escavação de galerias ou quando ocorriam galerias eram de diâmetros muito acima dos causados pela broca da cana. Muitos técnicos visitaram a área, assim como diversos consultores avaliaram as imagens e infelizmente nada foi conclusivo e encontrado com tamanha semelhança na literatura.
Todavia, em 2023, no município de Guatapará-SP, numa área de meiosi também consorciada com soja, foram encontradas novamente as injúrias e, desta vez, identificado o agente causador. Tratava-se da Spodoptera frugiperda, observada e documentada através de imagens não somente do ataque às folhas do cartucho, mas também aos colmos. Os exemplares foram coletados e identificados por morfotipagem e os resultados conclusivos. Pode ser que seja a primeira vez que se relate esse comportamento de S.frugiperda em cana, uma vez que não foram encontrados imagens ou relatos documentados dela se alimentando de colmos de cana-de-açúcar.
Como em todas as áreas ocorreram na mesma situação de meiosi com cana/soja, infere-se que o inseto tenha ocorrido com mais intensidade devido à cultura da soja, no entanto ainda não é possível compreender por que esse comportamento de se alimentar dos colmos da cana-de-açúcar tenha sido recorrente nessas áreas, porém esse registro se torna muito importante para o uso de outros profissionais que se depararem com a mesma situação.
*Engenheiro agrônomo graduado pela Unesp Jaboticabal, pós-graduado em Entomologia Agrícola pela Unesp Jaboticabal e consultor especializado em pragas de cana-de-açúcar.