Leasing operacional reduz em até 30% o custo da operação no setor sucroalcooleiro

27/01/2014 Agronegócio POR: CDN Comunicação Corporativa
Rodobens Leasing & Locação, pioneira na oferta do sistema, reúne 180 empresas clientes
 
O mercado sucroalcooleiro brasileiro, que vive um de seus momentos mais prósperos, tem se destacado nos últimos anos pelo aumento da eficiência nas operações. Nesse contexto, confiar a execução de determinadas tarefas a profissionais especializados tem sido um dos instrumentos mais poderosos para enfrentar o cenário mais competitivo.
 
A chegada ao Brasil do leasing operacional – sistema já difundido na Europa e nos Estados Unidos – provocou uma pequena revolução no setor. Com crescimento anual superior a 30%, o serviço integra o processo de transformação tecnológica e de gestão pelo qual o setor vem passando. Ele transfere do produtor para a operadora a tarefa de gerir frotas, o que reduz gastos, aumenta a produtividade e possibilita o foco no core business.
 
“Há casos de empresários do setor sucroalcooleiro que contabilizaram redução de 30% no custo da operação a partir da contratação do leasing operacional ou da locação de veículos”, afirma Renato Vaz, diretor geral da Rodobens Leasing & Locação.
 
Para se ter uma ideia, a quebra de um único caminhão com capacidade para 70 toneladas de cana-de-açúcar, que faça cinco viagens diárias do campo à usina, representa atraso no processamento de um volume de matéria-prima que se transformará em 14.000 litros de etanol e 22.000 kg de açúcar, levando em consideração um mix de produção composto em 50% por álcool e o restante de açúcar. Com a contratação do leasing operacional, a disponibilidade de veículo aumenta para 98%, o que evita perda do ritmo de produção em função da quebra.
 
A Rodobens Leasing & Locação é pioneira na oferta do leasing operacional no Brasil. Tem uma frota de 4 mil veículos, sendo 30% compostos por caminhões. A empresa contabiliza cerca de 180 clientes em todo o Brasil, sendo que uma parcela expressiva desse total é de clientes do setor sucroalcooleiro.
 
O leasing operacional é uma modalidade financeira regida por normas do Banco Central. É um contrato de locação com opção de aquisição ou renovação de frota. Além da economia com os altos custos de manutenção e da renovação de frotas, seu grande diferencial em relação à locação tradicional é a possibilidade de dedução de impostos variando de acordo com o regime tributário da empresa.
 
Internet e GPS
 
A difusão do uso da internet e do GPS são dois importantes aliados quando se conta com uma gestão profissional de frotas, como a proporcionada pelo leasing operacional. Com eles, o produtor mapeia veículos, reúne dados das operações e, em contrapartida, recebe informações úteis, como avisos sobre a oficina mais próxima ou a data da próxima revisão preventiva. Call centers 24 horas garantem orientação, conserto ou reposição de veículos com agilidade muito maior que no passado.
 
“Em nossa atividade, vimos diversos casos de problemas que pareciam insolúveis, até que a solução se apresentou por meio da liberação do empresário da obrigação de gerir pessoalmente a sua frota”, diz Renato Vaz. “E essa solução só pôde ser viabilizada com o leasing operacional”, conclui.