A Logum Logística S/A recebeu a Licença Prévia (LP) para a implantação do alcoolduto em um trecho de 259 quilômetros entre Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Itumbiara (GO). O sistema brasileiro de transporte de etanol, com investimentos estimados em R$ 7 bilhões, terá 1,3 mil quilômetros e interligará Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
O licenciamento, válido por quatro anos, foi concedido na semana passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com o órgão ambiental, o duto terá diâmetro de 18 polegadas e compartilhará, ao longo de 227 quilômetros, a faixa de servidão do oleoduto Osbra, o maior existente no país, com 980 km de extensão.
Os 32,5 quilômetros restantes terão uma nova faixa de servidão. Segundo o Ibama, o trecho licenciado atravessa os municípios de Uberaba, Uberlândia, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara, Araporã, todas no Triângulo Mineiro, além de Itumbiara, em Goiás. A LP também engloba o Terminal Terrestre de Itumbiara – Uberaba, estações de limpeza e áreas de válvulas.
A Logum já conta com a Licença de Instalação (LI) do trecho entre Ribeirão Preto (SP) e Uberaba. Estima-se que este segmento receba aportes de R$ 401 milhões. Serão gerados 1,7 mil empregos diretos, 1,7 mil durante a construção do empreendimento e 400 na operação, além de 6 mil empregos indiretos, conforme as últimas informações divulgadas.
O sistema logístico multimodal para o etanol terá capacidade de armazenar cerca de 800 milhões de litros do combustível. A capacidade de transporte será de aproximadamente 20 bilhões de litros anulamente. Em Uberaba será implantado um dos terminais terrestres do projeto sob investimentos da ordem de R$ 150 milhões.
Neste caso, a previsão é de que as obras durem 18 meses e 700 empregos sejam criados durante as intervenções e 50 quando estiver em operação. Terminal – A companhia conta também com a licença de operação da primeira fase do projeto, que consiste da construção do Terminal Terrestre de Ribeirão Preto (TTRP) e do poliduto, de 212 quilômetros de extensão e diâmetro de 24 polegadas, interligando o TTRP às instalações da Replan, em Paulínia (SP).
A Logum é uma sociedade anônima fechada com a seguinte composição acionária: Petrobras S/A (20%); Copersucar S/A (20%); Cosan S/A Indústria e Comércio (20%); Odebrecht Transport Participações S/A (20%); Camargo Correa Óleo e Gás S/A (10%); e Uniduto Logística S/A (10%)
A Logum Logística S/A recebeu a Licença Prévia (LP) para a implantação do alcoolduto em um trecho de 259 quilômetros entre Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Itumbiara (GO). O sistema brasileiro de transporte de etanol, com investimentos estimados em R$ 7 bilhões, terá 1,3 mil quilômetros e interligará Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
O licenciamento, válido por quatro anos, foi concedido na semana passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com o órgão ambiental, o duto terá diâmetro de 18 polegadas e compartilhará, ao longo de 227 quilômetros, a faixa de servidão do oleoduto Osbra, o maior existente no país, com 980 km de extensão.
Os 32,5 quilômetros restantes terão uma nova faixa de servidão. Segundo o Ibama, o trecho licenciado atravessa os municípios de Uberaba, Uberlândia, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara, Araporã, todas no Triângulo Mineiro, além de Itumbiara, em Goiás. A LP também engloba o Terminal Terrestre de Itumbiara – Uberaba, estações de limpeza e áreas de válvulas.
A Logum já conta com a Licença de Instalação (LI) do trecho entre Ribeirão Preto (SP) e Uberaba. Estima-se que este segmento receba aportes de R$ 401 milhões. Serão gerados 1,7 mil empregos diretos, 1,7 mil durante a construção do empreendimento e 400 na operação, além de 6 mil empregos indiretos, conforme as últimas informações divulgadas.
O sistema logístico multimodal para o etanol terá capacidade de armazenar cerca de 800 milhões de litros do combustível. A capacidade de transporte será de aproximadamente 20 bilhões de litros anulamente. Em Uberaba será implantado um dos terminais terrestres do projeto sob investimentos da ordem de R$ 150 milhões.
Neste caso, a previsão é de que as obras durem 18 meses e 700 empregos sejam criados durante as intervenções e 50 quando estiver em operação. Terminal – A companhia conta também com a licença de operação da primeira fase do projeto, que consiste da construção do Terminal Terrestre de Ribeirão Preto (TTRP) e do poliduto, de 212 quilômetros de extensão e diâmetro de 24 polegadas, interligando o TTRP às instalações da Replan, em Paulínia (SP).
A Logum é uma sociedade anônima fechada com a seguinte composição acionária: Petrobras S/A (20%); Copersucar S/A (20%); Cosan S/A Indústria e Comércio (20%); Odebrecht Transport Participações S/A (20%); Camargo Correa Óleo e Gás S/A (10%); e Uniduto Logística S/A (10%)