Mais um “possível” talento para a vinhaça

19/01/2021 Cana-de-Açúcar POR: Marino Guerra

Planta piloto que produz o óleo usado no biodiesel tendo a vinhaça como matéria-prima instalada na Usina da Pedra, em Serrana-SP (Foto: Divulgação)

O Valor Econômico divulgou nessa terça-feira (19) a iniciativa conjunta entre Usina da Pedra, Fermentec e JW no desenvolvimento de um projeto que visa a produção de biodiesel tendo como matéria-prima a vinhaça.

A produção possível através da ação de uma levedura que se alimenta do subproduto o transformando em óleo, é testada numa planta-piloto instalada na unidade de Serrana-SP do grupo, iniciando os trabalhos em 2019, o que significa que já produziu biodiesel em duas safras diferentes.

Os primeiros resultados apontam que em média serão precisos mil litros de vinhaça para serem gerados 2,8 litros de óleo. Embora pareça alto, numa contabilidade preliminar, considerando uma unidade industrial produtora de açúcar e etanol, perante a quantidade de vinhaça gerada, caso toda a frota fosse preparada para aceitar 100% do biocombustível em seus tanques, seria possível atender de forma interna cerca de 75% da demanda necessária em uma safra.

Representantes afirmaram na reportagem que a solução deve demorar cerca de dois anos até que esteja pronta para ser lançada ao mercado.