Manejo e aplicações de micronutrientes para altas produtividades

23/06/2021 Cana-de-Açúcar POR: Fernanda Clariano

A UnionAgro, empresa que investe em tecnologia de ponta e soluções em adjuvantes e fertilizantes atendendo uma demanda grande de agricultores e proporcionando colheitas mais produtivas e lavouras sustentáveis trouxe para a Live dessa manhã de quinta-feira (17), no 17º Agronegócios Copercana, o tema “Manejo e aplicações de micronutrientes para altas produtividades. Para falar sobre o assunto o convidado foi o professor da USP, Pedro Henrique de Cerqueira Luz, que deu uma visão do porque, quando e como utilizar da melhor forma possível os micronutrientes. 

De acordo com o professor, a necessidade da utilização de micronutrientes basicamente se dá por alguns aspectos, um é que durante muito tempo o manejo principalmente no setor sucroenergético foi feito sem as aplicações dos micronutrientes e isso fez com que ao longos dos anos ocorresse um esgotamento desses micronutrientes no solo e além disso tem outros fatores que afetam a disponibilidade desse micronutriente como as práticas corretivas principalmente de calagem, gessagem e fosfatagem que podem afetar a disponibilidade dos micronutrientes.

Durante muito tempo o havia um jargão de que a cana não respondia aos micronutrientes, mas o professor Luz apresentou na live vários resultados mostrando repostas bastante favoráveis ao uso e manejo dos micronutrientes para cana.

Questionado sobre a como pode ser realizado o manejo de micronutrientes na cana planta, Luz destacou. “Hoje como a mecanização em cana aumentou muito temos várias janelas de oportunidades para colocar o micronutriente. Ele pode ser colocado desde o sulco de plantio, no quebra lombo e posteriormente nos foliares. Tem se várias janela para ir parcelando o fornecimento dos micronutrientes o que o torna mais eficiente”, afirmou.

A questão de como pode ser feito o manejo de micronutrientes com a disponibilidade hídrica também foi abordada. “Na seca temos certas restrições, podemos fazer via solo ou via folha. Via solo como está seco fica subentendido que terá muita dificuldade da planta pegar, ela só vai pegar a hora que retomar o armazenamento hídrico. Também  pode ser feito via foliar  porque vindo a reposição hídrica numa maneira rápida as folhas retomam a turgidez e retomando a turgidez e o aparato fotossintético funcionando, já pode fazer, por exemplo, uma reposição de micronutriente via foliar”.        

Na oportunidade, o gerente de desenvolvimento de mercado da UnionAgro, Diego Marsão apresentou todo o portfólio que a empresa tem a oferece no segmento específico cana.

Perdeu essa live? Não se preocupe... Assista CLICANDO AQUI.