Desde o primeiro programa de 2022, a 14ª edição da Megacana Tech Show Brasil, marcou posição mostrando a que veio. Com uma mega carreta servindo de estúdio móvel, a feira ganhou a estrada indo parar em Lagoa do Itaenga (Pernambuco), Belo Horizonte (MG), Campo Florido (MG) e Uberaba (MG). Com uma programação híbrida – presencial e virtual, a feira traz as informações mais relevantes do setor sucroenergético, com convidados especiais, como: CEOs, produtores, políticos, técnicos do setor, fornecedores, entidades representativas do segmento, ou seja, abrange toda a cadeia produtiva do setor sucroenergético. Em breve a Megacana chegará ao Estado de São Paulo, com o programa sendo transmitido diretamente de Piracicaba.
A Megacana é idealizada pela Canacampo e Siamig (Associação das Indústrias Socroenergéticas de Minas Gerais) e realizada pela Agência Solis, expertise na produção de eventos, principalmente voltados para o agronegócio.
Pernambuco
O primeiro programa, realizado em Lagoa de Itaenga, contou com a participação da empresa parceira e anfitriã, Usina Petribu. Jorge Petribu, presidente do conselho da usina e Daniela Oria, diretora presidente, contaram sobre a evolução da usina de cana mais antiga do país, há quase 300 anos em funcionamento.
Os resultados do Censo Varietal dos Canaviais do Nordeste foram apresentados em primeira mão pelo diretor geral do IAC, Marcos Landell. Ainda em Pernambuco aconteceu o “Dia de Campo Nordeste”, realizado na Fazenda Trapuá, em Carpina, e contou com mais de mil participantes, entre eles, políticos, produtores e fornecedores. Entre os convidados do primeiro programa estavam Danilo Ferreira de Lima, da Ubyfol; Mozart Pádua, do Grupo Veneza; Vinícius Lopes, da Koppert e Caroline Donadon e Simone Brand, CEOs da Plant Care - Pesquisa Agrícola. Os presidentes Daine Frangiosi (Canacampo) e Mário Campos (Siamig), trouxeram as novidades do setor e dicas sobre produção eficiente.
Belo Horizonte
Já em Belo Horizonte, o segundo programa da Megacana teve a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, falando sobre as Políticas do Estado para o Agronegócio. O Secretário de Agricultura, Thales Fernandes, abordou sobre os projetos do governo para o segmento. Já a Secretária de Meio Ambiente, Marília Melo, destacou os avanços ambientais, com a participação do setor sucroenergético.
O programa contou ainda com a participação do ex-presidente da Siamig, Luiz Custódio Martins, e do atual presidente Mário Campos, destacando o papel da entidade para o desenvolvimento do setor sucroenergético. O papel da Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) em termos de políticas voltadas para o produtor rural foi abordado em entrevista com o presidente da instituição, Antônio Pitangui de Salvo.
Ainda em BH, o presidente da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Flávio Roscoe, falou sobre o apoio da entidade às empresas sucroenergéticas. Rafael Macedo, presidente da Minaspetro, fez uma abordagem sobre como tornar o etanol mais competitivo. O programa ainda contou como painel “Açúcar não é o vilão”, além da participação de representantes das empresas Koppert e Ubyfol, patrocinadoras da feira.
Campo Florido
No terceiro programa da temporada, a carreta estúdio da Megacana Tech Show Brasil, transmitiu direto da sede da Canacampo, em Campo Florido. Com uma programação variada, o painel “O Agro é Cana” contou com a participação dos produtores, João Bosco Salomão, proprietário da Fazenda Avil Agrícola e vice-presidente da Canacampo e Ademir de Melo, da fazenda Boa Esperança, que falaram sobre “Os Desafios da Nova Economia”.
O painel “Noite dos Produtores” contou com a participação de Marcos Brunozzi, proprietário da Brunozzi Agropecuária e Silvio Júnior, proprietário da fazenda São Sebastião, que abordaram o tema “Diversificação, como alternativa para os negócios”.
ESG foi o assunto do “Painel Megacana”, com a participação de Bertholdino Júnior, gerente de sustentabilidade da Usina Coruripe e Cláudia de Paiva Machado, coordenadora de sustentabilidade da Usina Delta. Eles apresentaram as práticas que norteiam a agenda da sustentabilidade das referidas usinas.
Já no “Dia de Mercado” o tema foi o custo da tonelada de cana colhida, versus o custo por hectare. Quem participou do painel foi Rodrigo Miranda, Diretor da PHC. A Koppert e a Ubyfol também participaram do programa, com Vinícius Lourenço e João Alves, respectivamente. E o Chef Chocolate, apresentou uma receita, em mais um episódio da websérie “O Açúcar não é o vilão”.
Uberaba
A Ubyfol, com sede em Uberaba, foi o cenário do 4º programa da Megacana Tech Show Brasil e teve a participação do diretor presidente, Fabrício Simões e de Carlos Landerdahl, diretor de Marketing e P&D da Ubyagroquímica. A inovadora Plataforma de Especialidades da empresa foi o tema das entrevistas.
O Sebrae Minas, com o Consultor Agro, Eduardo Ramos, fez uma abordagem sobre a atuação da instituição no agronegócio regional. Já a falta de mão-de-obra qualificada na agricultura de precisão foi o tema da entrevista de Matheus Oliveira, coordenador de pós-graduação da FAZU.
O presidente da Canacampo, Daine Frangiosi, abordou o tema “Equilíbrio Fisiológico da Planta”, enquanto o presidente da Siamig, Mário Campos, falou sobre as questões tributárias que envolvem o setor de combustível e também sobre a PEC dos biocombustíveis, que tornará o etanol mais competitivo. O tema “Desenvolvimento de Mercado”, ficou por conta da engenheira da Koppert, Isabela Beton. E finalizando o quarto programa, teve mais um episódio do websérie, “O Açúcar não é o Vilão”.