Projeção feita pelo Grupo ESALQ-LOG era de alta de 62%; mercado tem apresentado valores cada vez maiores
Uma análise feita pelo Grupo ESALQ-LOG mostrou a variação de preços nos valores de fretes praticados na rota de Sorriso (MT) para Rondonópolis (MT), que é uma das principais vias de escoamento de grãos no país.
Os valores, que alcançaram a marca máxima de R$138,69/t, têm atraído caminhoneiros para a região, enquanto os demais estados também apresentam alta demanda por veículos.
O levantamento foi feito com base em dados coletados pelo Sistema de Informações de Fretes (SIFRECA).
Segundo a ESALQ-LOG, o principal motivo para a situação atual do mercado foi “uma janela menor de colheita nos últimos meses, já que por razões climáticas, o plantio de soja na região do Mato Grosso foi tardio, consequentemente ocasionando uma colheita tardia”, explica.
Outro motivo alegado é que como essa região realiza geralmente o plantio e a colheita antes dos demais estados, o atraso nesse período resultou em um chamado ‘efeito cascata’ no mercado, aumento a movimentação de soja das demais regiões.
“Os veículos atraídos pela oferta de trabalho e altos valores de fretes, se direcionaram para o Centro-Oeste do país resultando em pouca disponibilidade de veículos para a colheita das outras regiões”. O resultado é o aumento do frete registrado pelo instituto em fevereiro.
É importante destacar que os dados citados já haviam sido previstos pelos pesquisadores do Grupo ESALQ-LOG durante apresentações realizadas durante o “Café da Manhã com Logística”.