Mercado de ração se abre ao setor sucroenergético

07/10/2020 Agricultura POR: Marino Guerra

Preço alto da soja acaba com o DDG até o final do ano

Em seu boletim setorial mensal de setembro sobre a análise conjuntural do mercado da soja, o Cepea/Esalq, diz que em decorrência dos valores domésticos do grão e derivados seguirem em alta, operando nas máximas nominais e, inclusive, se aproximando dos recordes reais, avicultores e suinocultores estão em busca de composição alternativa de suas rações visando a redução de custos.

Porém, a estratégia não está surtindo efeito, isso porque, segundo o documento, a indústria de etanol a base de milho informou que o DDG (grão seco por destilação), uma opção ao farelo de soja, já está vendida até o final do ano.

Para se ter ideia do drama, a média de preço do farelo nas regiões de Campinas, Mogiana e Triângulo Mineiro, foi maior, em termos reais (considerando inflação), desde setembro de 2012, chegando nas portas de outubro próximo dos R$ 2,2 mil por tonelada (valores à vista, sem impostos, Campinas-SP).

Acrescendo a informação de que, segundo o relatório de acompanhamento de safra emitido pela Unica (com dados referentes até a primeira quinzena de setembro), a produção de etanol de milho ultrapassou a marca de um bilhão de litros, alta de 94,47% em relação a igual período do ano passado.

Toda conjuntura torna o ambiente muito animador para investidores apostarem cada vez mais na implementação das destilarias flex (que produz o biocombustível utilizando tanto a cana como o milho como matérias-primas) e até mesmo pequenas unidades produtoras implementadas em fazendas.

E com a permanência do cenário, pelo menos a médio prazo, dificilmente esse movimento ficará somente nos estados do Centro-Oeste, se instalando sem muitas dificuldades em Minas Gerais e Paraná e até mesmo alcançando o centro nervoso do setor (interior paulista).

O que se encaixaria numa adoção mais pulverizada da rotação anual de cultura (duas safras de soja e uma safrinha de milho) principalmente para áreas que sofre problemas crônicos com pragas de solo (em especial o Sphenophorus), mas antes disso, até mesmo para não ter problema de abastecimento de cana às moendas, é preciso um ganho de produtividade, atingindo o número que todos têm decorado.