Momento crucial: Frente Parlamentar pode mudar horizonte do setor
03/10/2013
Agronegócio
POR: Da Redação/Brasilagro
A oficialização da criação da “Frente Parlamentar Em Defesa do Setor Sucroenergético”, em ato marcado para as 15h desta quinta-feira (3) no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa de São Paulo, pode sinalizar o caminho para fim da crise que toma conta da cadeia produtiva sucroenergética e que fechou 57 usinas nos últimos meses.
Mais, a crise extinguiu mais de 100 mil empregos, forçou uma ociosidade que beira os 60% da outrora vigorosa indústria de base e reduziu, drasticamente, a receita de pelo mil municípios canavieiros. A falta de renda dos demitidos está levando ao colapso os serviços sociais e de atendimento médico destes municípios.
O anúncio da formação da “Frente Parlamentar” foi antecedido por eventos promovidos por fornecedores de cana em Piracicaba, em julho, e no final de agosto, pelo “Ato Público Em Defesa da Cadeia Produtiva Sucroenergética” em Sertãozinho, que ganhou corpo e reuniu mais de 600 pessoas.
Do evento de Sertãozinho também participaram trabalhadores e prefeitos e representantes de 70 municípios canavieiros. A expectativa toda se volta agora para a Assembléia Paulista onde o movimento pode ganhar nova dimensão e chegar rapidamente à outras regiões do País, incluindo aí Brasília.