Multinacional lança projeto “Gigaton Challenge”

11/11/2021 Noticias POR: FERNANDA CLARIANO

O UPL Gigaton Challenge irá incentivar e apoiar os agricultores na adoção de práticas sustentáveis para a redução de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera

 

A UPL anunciou recentemente o Gigaton Challenge, que promoverá uma série de ações globais com métodos sustentáveis para reduzir um bilhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente da atmosfera até 2040. Um passo importante no sentido de mostrar para o mundo que a agricultura brasileira é parte da solução e não parte do problema.

A iniciativa foi apresentada globalmente em um evento em São Paulo, que contou com a presença do CEO Global da UPL, Jai Shroff; do presidente executivo da Fundação FIFA, Maurício Macri, e do CEO da Fundação FIFA, Youri Djorkaeff.

Para isso, a multinacional irá trabalhar em conjunto com as melhores certificadoras de carbono, possibilitando ao setor agropecuário criar, implementar e validar os protocolos de captura de CO2, que gerarão créditos de carbono para beneficiar diretamente os agricultores. Esta ação tem o potencial de gerar 15 bilhões de dólares em renda adicional para o setor agropecuário em todo o mundo.

Entre 2021 e 2024, o UPL Gigaton Challenge será realizado no Brasil, Argentina, Índia, Estados Unidos e alguns países europeus. O projeto será implementado globalmente a partir de 2025. Em sua primeira fase, o projeto agregará 1 milhão de hectares. Durante a fase de expansão, o objetivo será impactar mais de 100 milhões de hectares em todo o planeta, o que equivale a 100 milhões de campos de futebol.

Jai Shroff, CEO Global da UPL, destacou que “o futuro da agricultura precisará cumprir uma função positiva em relação ao clima e a recarbonização dos solos globalmente não só proporciona benefícios ambientais imediatos como oferece uma nova fonte de renda para os agricultores. O propósito UPL de inovação aberta OpenAg ™ coloca a colaboração no coração do Gigaton Challenge. E se há algo que podemos aprender com o futebol é o poder do espírito de equipe para inspirar mudanças extraordinárias e alcançar metas excepcionais”.

O superintendente comercial de Insumos da Copercana, Frederico Dalmaso, acompanhou o lançamento e comentou. “Essa iniciativa é importantíssima, o sequestro de carbono é algo que não tem fim e a UPL pode contar com o apoio da Copercana para cumprir esse projeto”.