Na capital o índice é de 28% e a temperatura chegou aos 34°C

29/01/2014 Geral POR: Rafaela Vendramini | Jornal do Tempo
A semana começou com tempo mais seco em todo o Estado de São Paulo e um dos efeitos dessa condição já é sentido pela população. A umidade do ar está abaixo dos 30% o que coloca boa parte dos municípios paulistas em estado de atenção. O menor índice foi observado na cidade de Casa Branca-SP, com 23% e na capital o valor está em 28%. Além disso, a tarde de terça-feira está quente e os termômetros atingiram os 34°C em São Paulo-SP.
 
Não é uma situação comum, já que esta é uma época chuvosa, mas como os acumulados estão abaixo da média no Estado, a umidade do ar ficou abaixo dos 30% em 7 dias de janeiro em Campinas-SP e em 9 dias em Ribeirão Preto-SP. Os valores mais baixos foram de 22% no dia seis e de 24% no dia nove, respectivamente.
 
Cuidados com o tempo seco
 
Quando a umidade do ar fica abaixo do nível considerado ideal, que é de 60%, alguns problemas são decorrentes, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação nos olhos, além da eletricidade estática, que é quando você leva choque de objetos. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados nessas condições. Quando os índices estiveram abaixo de 30% é bom evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 horas e 15 horas, umidificar o ambiente, permanecer em locais protegidos do sol e consumir muita água.
 
Previsão
 
Nada muda nos próximos dias, segundo os meteorologistas da Somar. O ar mais quente e seco inibe a formação de nuvens carregadas sobre o Sudeste. As chuvas ficarão restritas ao litoral sul paulista e também ao norte de São Paulo, mesmo nestas áreas, a precipitação será muito isolada e com baixo acumulado. O calor continua, com umidade do ar cada vez mais baixa, o que exige o uso de filtro solar e hidratação.