Nota à imprensa: Fogo está contido afirmam bombeiros

03/06/2015 Geral POR: Assessoria de Imprensa da Copercana
Sertãozinho, 3 de junho “O incêndio está sob controle. Conseguimos avançar mais 30% do barracão e o trabalho de rescaldo continua através da retirada do material que ainda está em combustão. É um trabalho lento, tem que ter bastante calma”, disse o 1º Tenente do Corpo de Bombeiros, Rangel Moreira Gregório, na manhã desta quarta-feira (3). De acordo com o bombeiro, como o incêndio é em profundidade, conforme as máquinas retiram o produto, o fogo aparece, devido a combustão do óleo do amendoim. 
 
Segundo Gregório, os bombeiros trabalham em duas frentes: a primeira nos fundos do galpão, isolando outro armazém para evitar a propagação do fogo. E a segunda, no combate às chamas e na proteção das máquinas que retiram os grãos do local. “Hoje 13 bombeiros atuam neste caso e contamos com o apoio da equipe da Copercana, que tem sido essencial para o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate a este incêndio”, conclui o militar, avisando que o incêndio, que começou por volta das 21h de domingo (31/05), deve durar mais alguns dias.
 
Os trabalhos estão dentro das perspectivas apresentadas nos últimos dias, afirmou Sebastião Bonádio, técnico ambiental da Cetesb. “O objetivo da Cetesb é conter os efluentes e também fazer com que os resíduos sejam depositados em locais adequados até a sua destinação final”, reafirmou, contando que foram construídas barreiras para que o óleo não atingisse áreas de terceiros e nem municipais.
 
Cerca de 2 milhões de litros de água para acabar com as chamas já foram utilizados, sendo que grande parte dessa agua é vaporizada no próprio combate ao incêndio (em torno de 90% se transforma em vapor). 
 
“A Cetesb sempre trabalha em conjunto com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil e estamos fazendo um esforço no sentido de armazenar adequadamente esse material. Por exemplo, o óleo do amendoim vem sendo armazenado em tanques e cacimbas impermeabilizadas com lonas plásticas para evitar a contaminação do solo”, disse o profissional.
 
Desde terça-feira (2), o teto do armazém está sendo retirado paulatinamente, conforme os bombeiros avançam no combate às chamas. E o material retirado está sendo transportado por caminhões para um terreno dentro da estrutura da cooperativa e posteriormente será depositada em uma área de descarte seguro, escolhida pela Cetesb.
 
A capacidade de armazenagem de amendoim da UNAME é de 1 milhão de sacas de 25 Kg, divididos em diversos barracões. A capacidade do barracão que pegou fogo é de 250 mil sacas de 25 kg (6,25 mil toneladas). Segundo o Corpo de Bombeiros todo o estoque deste barracão foi atingido.
 
Sobre a Copercana
A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo, foi fundada em 19 de maio de 1.963. Atualmente a Copercana tem um quadro de 6.299 cooperados. A cooperativa possui lojas de ferragens, magazines, supermercados, defensivos e fertilizantes, implementos agrícolas, calcário, combustíveis e lubrificantes, produtos automotivos, grãos (soja, amendoim e milho). A matriz fica localizada em Sertãozinho-SP e as filiais estão espalhadas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.