Nota à imprensa: “Acabou! Fogo totalmente extinto”

05/06/2015 Geral POR: Assessoria de Imprensa da Copercana
Sertãozinho, 5 de junho “Acabou! Vamos embora. O local está em segurança”, disse o 1º Tenente do Corpo de Bombeiros, Marcel Sangale Filippin, às 10:40 horas da manhã desta sexta-feira (5). Ele deu a boa notícia e os homens do Corpo de Bombeiros se desmobilizaram da UNAME (Unidade de Grãos da Copercana), local onde ocorreu o incêndio que começou por volta das 21:00 horas de domingo (31/05).
 
Segundo a equipe técnica da Copercana, o incêndio foi totalmente extinto às 18:30 horas de ontem (4), e a retirada do material foi finalizada às 1:30 horas desta madrugada. Mesmo assim, os homens do Corpo de Bombeiros permaneceram no local para que fosse realizada uma vistoria final e dada a ordem de retirada.
 
O técnico ambiental da Cetesb, Sebastião Bonádio, disse que os trabalhos estão dentro das perspectivas, mas que eles vão continuar acompanhando as ações da cooperativa para garantir que todos os efluentes do incêndio sejam retirados e armazenados em locais adequados. “A empresa vai escolher um local para depositar esses efluentes sem causar danos ao meio ambiente. E nós vamos acompanhar esse trabalho para que tudo ocorra de forma adequada”, afirmou Bonádio.
 
Com a orientação da Cetesb, a Copercana construiu barreiras para que o óleo e a água não atingissem áreas de terceiros e o solo fosse protegido.
 
No total, cerca de 4 milhões de litros de água foram usados para acabar com as chamas, sendo que grande parte dessa água foi vaporizada no próprio combate ao incêndio (torno de 90% se transformou em vapor).  
 
A capacidade de armazenagem de amendoim da UNAME é de 1 milhão de sacas de 25 Kg, divididos em diversos barracões. A capacidade do barracão que pegou fogo é de 250 mil sacas de 25 kg (6,25 mil toneladas). Todo o estoque deste barracão foi atingido.
 
Segundo o gerente da UNAME, Augusto César Strini Paixão, o barracão que pegou fogo estava com 10% da produção total que a Copercana recebe da safra de amendoim. “Vamos receber mais de 2 milhões de sacas de 25 Kg. O barracão que pegou fogo, tinha 10% dessa produção”, disse Paixão.
 
Sobre a Copercana
 
A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo, foi fundada em 19 de maio de 1.963. Atualmente a Copercana tem um quadro de 6.299 cooperados. A cooperativa possui lojas de ferragens, magazines, supermercados, defensivos e fertilizantes, implementos agrícolas, calcário, combustíveis e lubrificantes, produtos automotivos, grãos (soja, amendoim e milho). A matriz fica localizada em Sertãozinho-SP e as filiais estão espalhadas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.