Notícias Canaoeste: Prestando contas
14/03/2018
Geral
POR: Revista Canavieiros
Por: Fernanda Clariano
Ao longo dos anos, a Canaoestese firmou como órgão representativo da classe dos fornecedores de cana, reestruturando-se e amoldando-se na sua finalidade social básica de prestar e levar a assistência aos seus associados, pautada sempre na seriedade e transparência de seus serviços.
Para apresentar os resultados do ano de 2017, a Canaoeste realizou a Assembleia Geral Ordinária no dia 15 de fevereiro de 2018, reunindo diretores e associados no seu auditório, em Sertãozinho-SP. A reunião teve como pauta a apresentação do balanço referente ao exercício de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017 e foi conduzida pelo presidente da entidade, Manoel Ortolan. Participaram da mesa diretora, o primeiro tesoureiro da Canaoeste, Francisco César Urenha, o advogado da associação, Juliano Bortoloti, e o gestor de Controladoria e Contabilidade, Marcos Molezin.
Conforme a ordem do dia foi realizada a leitura, discussão e votação do balanço e relatório da diretoria referentes ao exercício de 2017. A prestação de contas incluiu, além dos números, a leitura de um texto com os serviços executados ao longo do ano pela Canaoeste. Ainda foi realizada a leitura dos pareceres da auditoria independente sobre as demonstrações financeiras, assim como também do conselho fiscal da entidade. As contas foram aprovadas pelos presentes por unanimidade.
Ortolan relatou que no exercício de 2017 as funções foram realizadas sempre buscando o melhor para os associados e para a associação. “O ano de 2017 refere-se ao 2º ano relativo ao 5º mandato,o qualestou reconduzindo com muita honra a presidência da Canaoeste, mandato esse em que adotamos novas metas e as ações para a nossa administração, priorizando sempre o aprimoramento operacional, técnico e a eficiência dos serviços prestados pela nossa associação. Continuamos participando do desenvolvimento da classe de produtores de cana-de-açúcar, promovendo a sustentabilidade do nosso negócio por meio da geração de empregos, renda e conservação do meio ambiente. Os esforços que temos realizado coletivamente, através da integração e sinergia que perpassam as áreas do nosso negócio, se traduziram em sucesso e renasceu uma organização ainda mais forte e pronta para se tornar referência no setor sucroenergético”, disse.
Diversas ações foram feitas durante o último ano. Entre elas estão asadequações nos escritórios regionais da entidade, como também no campo político e institucional.A associação, por meio da diretoria, participou de eventos importantes para o agronegócio da cana-de-açúcar, dentre os quais se destacam: a Agrishow; Fenasucro & Agrocana e Agronegócios Copercana; reuniões da diretoria e do Conselho Deliberativo da Orplana; reuniões do Cosag (Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp); reuniões da Abag-RP (Associação Brasileira de Agronegócios da Região de Ribeirão Preto); reuniões do Consecana; reuniões na CNA (Confederação Nacional de Agricultura). A Canaoeste também marcou presença na 17ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, no 1º Fórum Internacional de Produtores de Cana-de-Açúcar e no 6 º Encontro de Gerentes realizado pelo Sistema Copercana, Canaoeste e Sicoob Cocred. “Além da participação nessas atividades, debatemos assuntos relevantes sobre o setor em vários veículos de comunicação como jornais, revistas e programas televisivos, concedendo entrevistas e escrevendo artigos sobre a posição dos fornecedores frente à situação atual e as perspectivas de futuro para o nosso agronegócio canavieiro”, afirmou o presidente da associação.
Durante todo o exercício de 2017, a Canaoeste sempre buscou estar próxima de seus associados, que somam 2.364 fornecedores de cana-de-açúcar. Na oportunidade, o gestor corporativo da Canaoeste, Almir Torcato, apresentou de forma resumida os trabalhos efetivos realizados pela associação por área e seus respectivos departamentos:
- Área agronômica: Em números gerais, o departamento Técnico Agronômico prestou, em ordens de serviços, 11.139 atendimentos. De acordo com os dados apresentados, foram realizadas pela equipe do departamento técnico 2.959 visitas aos associados e 1.903 atendimentos internos. Estes foram os atendimentos que geraram ordens de serviços diretos. No total 12 escritórios, 12 agrônomos e equipe técnica trabalharam em função desse resultado.
- Departamento Jurídico e Ambiental: assessora a entidade nas questões administrativas internas, assim como presta assistência aos seus associados em diversas áreas do Direito. Todos os trabalhos de acompanhamento, análisedocumental, pareceres, projetos, análise ambiental e reuniões geraram 2.964 serviços.
- Soluções integradas: ao longo da safra 2017/2018, o departamento de Soluções Integradas realizou diversos serviços e atendimentos aos associados, que geraram ao todo 1431 serviços diretos.
Outro projeto que ganhou destaque durante a assembleia foi o Departamento de Geotecnologia. Sempre inovando e se atualizando, a Canaoeste realizou uma mudança significativa em 2017, onde o Departamento de Topografia - incluindo o suporte ao CAR e outros serviços -, foram redefinidos e agora fazem parte do Departamento de Geotecnologia. O departamento é responsável por executar várias atividades como o levantamento detalhado da propriedade rural. Também é responsabilidade do departamento o levantamento planialtimétrico. Toda a parte de geotecnologia que envolve imagem de satélite, precisão, questão burocrática e regularização cartorária foi executada pelo departamento em 2017, gerando 1.458 ordens de serviços.
“Quando falamos que a associação é o caminho para que os produtores se unam e tenham serviços de qualidade a troco da representatividade inclusive, está aqui a prova: apresentamos os resultados em números. Este relatório tem a função de deixar claro o nosso papel. A equipe técnica da Canaoeste é extremamente atualizada, investimos em cursos técnicos e em seminários para trazer o que há de melhor para os associados”, disse Torcato.
De acordo com Ortolan, foram feitos alguns ajustes sem perder a qualidade, ganhando eficiência e gastando menos e, com isso, chegando ao fim do ano com superávit. “Os resultados de 2017 validam todo o nosso trabalho. Mais uma vez afirmo, com total convicção, que só conseguimos alcançar esse patamar investindo na gestão, na revisão orçamentária, no gerenciamento de risco, na excelência operacional, na otimização dos nossos recursos e na integração com os nossos associados”, destacou e aproveitou para falar sobre a importância da participação ativa dos associados no dia a dia da entidade.
“Acredito que os resultados que tivemos tanto no ponto de vista de prestação de serviços como o de representação de classe se deve muito aos nossos associados e aos nossos colaboradores, que são o maior patrimônio da associação e significam o diferencial competitivo que mantém e promove a entidade. Trabalhamos com afinco para atender às necessidades dos associados e vamos continuar trilhando esse caminho. Com certeza vamos manter a excelência em nosso portfólio de serviços prestados, aproveitando ao máximo todas as oportunidades, buscando sempre melhorar as metas e ações em defesa da classe que temos a honra de representar”, concluiu.