Nova proposta de herbicida
24/07/2019
Edições
POR: Revista Canavieiros
Por: Marino Guerra
Na Estação do Conhecimento, a Syngenta divulgou para o mercado o lançamento de uma solução voltada ao mundo dos herbicidas. Trata-se do Calaris, que promete entregar alta eficiência no manejo tanto de daninhas de folhas largas como estreitas, com o diferencial de ter a maior seletividade do mercado.
Isso graças a sua formulação com mesotriona, um princípio ativo utilizado para pós-emergência que não afeta a cana-de-açúcar e tem um alto poder de absorção nas plantas daninhas, principalmente no caruru-gigante, capim-colchão e corda-de-viola.
Com a atrazina, molécula que está há muito tempo no mercado e combate grande parte das gramíneas e folhas estreitas que podem surgir no canavial, a aplicação é sempre recomendada logo após o corte, em caso de soqueira, e também imediatamente ao término da operação de plantio.
Segundo a empresa, uma das escolhas por formular essa mistura partiu da necessidade em se reduzir a dose da atrazina aplicada. O novo produto apresenta 1/3 do ativo, trazendo retorno logístico através da diminuição de volume, mas principalmente por utilizar a sua efetividade na pós-emergência.
Um dos manejos apresentados no Dia de campo foi a sua utilização em parceria com o novo adjuvante da empresa, o Ochima, numa situação de canavial infestado por corda-de-viola. O resultado foi um processo acelerado de dessecagem da daninha.
Contudo, caso o produtor decida fazer uma calda misturando o Calaris com o Dual Gold, a empresa não recomenda a necessidade de uso do adjuvante.
Entre o segundo semestre deste ano ou o primeiro semestre de 2020 mais um herbicida, fruto da mistura de dois princípios ativos conhecidos pelos agricultores, deverá fazer parte da prateleira da Syngenta. Trata-se do casamento entre o metalocloro, do Dual Gold, com a hexazinona, ofertando ao mercado uma solução bastante flexível.
Enquanto a lei dos agroquímicos fica parada no Congresso Nacional, a indústria utiliza a criatividade tentando se reinventar com princípios ativos já ultrapassados e até mesmo proibidos em boa parte do mundo.