Nova tecnologia dá mais resistência contra ferrugem asiática

04/02/2014 Agricultura POR: Agrolink | Leonardo Gottems
As empresas DuPont Pioneer e a Two Blades Foundation (2Blades) anunciaram pesquisas para desenvolver novas variedades de soja com maior resistência à Ferrugem Asiática. A doença reduz a qualidade das sementes e o rendimento da soja, e o mercado aguarda novidades para o controle.
 
A parceria pretende identificar novos genes com maior resistência contra a ferrugem, que neste ano reapareceu com força e mais agressiva nas lavouras brasileiras. A DuPont Pioneer vai implantar novos genes que minimizem as perdas dos agricultores.
 
“A ferrugem asiática é um grande desafio para os agricultores e para nós, que estamos trabalhando no desenvolvimento de várias tecnologias que atendam as necessidades dos nossos clientes. Este trabalho de colaboração pode promover avanços no processo de melhoramento genético e biotecnologia que combatam esta devastadora doença da soja”, afirma Gusui Wu, diretor sênior de pesquisa da DuPont Pioneer.
 
A pesquisa tem a participação ainda da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais (Brasil), The Sainsbury Laboratory (TSL), em Norwich (Reino Unido), e é liderado pela 2Blades. “O impacto econômico da doença, só no Brasil, está estimado em $1,7 bilhão na safra de 2013-2014”, destaca o professor Sergio H. Brommonschenkel, da UFV.