Novo feromônio para monitoramento da Helicoverpa armigera no mercado

28/10/2013 Agricultura POR: Agrolink
A ISCA Tecnologias anuncia o lançamento do ISCAlure armigera, um feromônio específico para o monitoramento e identificação da Helicoverpa armigera. O dispositivo de borracha libera um odor que atrai as mariposas da espécie, que acabam presas em uma armadilha com um refil de cola.
Através da amostragem da população do inseto, o produtor pode planejar suas estratégias de controle antes do estabelecimento da população na lavoura. O sistema também é útil para verificação da efetividade do manejo de pragas.
“As mariposas do gênero Helicoverpa tem grande mobilidade e migram de uma lavoura para outra com facilidade. São os adultos que irão iniciar o estabelecimento e dispersão da praga na lavoura, por isso o uso de armadilhas iscadas com feromonio são tão importantes, elas indicam o primeiro momento da entrada da praga, assim não há surpresas e é possível escolher a melhor estratégia de manejo", explica o engenheiro agrônomo Rafael Borges, Gerente de Pesquisa da ISCA Tecnologias.
Em documento oficial divulgado recentemente pela Embrapa é dito que as “armadilhas com feromônio apresentam maior praticidade em relação a outros métodos disponíveis, pois, por serem específicas, apresentam a vantagem de responder imediatamente qual espécie de praga está ocorrendo. Outros métodos que capturam insetos indistintamente, ao contrário, demandam a necessidade de profissionais treinados para a identificação das pragas e no caso da Helicoverpa armigera, requerem o envio de amostras a um laboratório”.
 
Autor: Leonardo Gottems