Novos conceitos para o setor canavieiro
03/04/2019
Agronegócio
POR: Revista Canavieiros
Por: Fernanda Clariano
Visando dar suporte aos produtores rurais e associações no que diz respeito à gestão, risco, efetividade do negócio e sustentabilidade, buscando melhorias para a produtividade e eficiência além de promover a capacitação, a Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) e a Solidaridad, organização internacional sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de cadeias de valor socialmente inclusivas, ambientalmente responsáveis e economicamente rentáveis, lançaram oficialmente o Muda Cana para os associados da Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo). O evento aconteceu no dia 21 de fevereiro no auditório da Canaoeste em Sertãozinho-SP e contou com a presença de produtores rurais associados do município e da região.
Uma das ferramentas de apoio ao Muda Cana é o aplicativo “Farming Solution”, desenvolvido pela Solidaridad, parceira da Orplana no projeto. O software permite aos produtores rurais encontrar as informações necessárias para a melhoria de suas práticas, sejam elas de gestão, sustentabilidade, riscos ou produtividade. O aplicativo promoverá autonomia aos produtores para identificar, planejar melhorias e monitorar o progresso em suas fazendas ao longo do tempo. Além disso, o produtor irá saber qual seu nível de maturidade de gestão. Com essas informações em mãos, os técnicos das associações iniciarão com ele o processo de melhoria contínua junto às propriedades.
O presidente da Canaoeste, Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, afirmou durante o evento que o Muda Cana chega num momento em que a agricultura está passando por uma série de mudanças, principalmente no que tange às inovações tecnológicas. “Ter um programa como o Muda Cana à disposição do produtor é de relevada importância, pois permitirá que o mesmo melhore sua gestão no campo e consiga avaliar com precisão todos os resultados do seu negócio.”
Ainda para este ano de 2019, a Orplana pretende colocar em prática mais uma fase do Muda Cana: a “faculdade do produtor rural”. A plataforma EAD (Ensino a Distância) irá reunir profissionais renomados que abordarão temas como técnicas agrícolas, riscos na área comercial, precificação e a metodologia do Consecana. O programa deve, ainda, fornecer informações para o produtor realizar compras de maneira adequada, gerir suprimentos, melhorar os indicadores de produtividade e conhecer as legislações trabalhista, ambiental e tributária.