Novos conhecimentos e troca de informações marcam encontros técnicos

19/06/2019 Agronegócio POR: Revista Canavieiros
Por: Tamiris Dinamarco


Durante os meses de maio e junho, quatro reuniões técnicas marcaram os eventos promovidos pela Copercana e Canaoeste visando aumentar o conhecimento e esclarecer dúvidas de produtores, cooperados e associados, principalmente nas áreas ambientais e jurídicas.

Além de facilitar a comunicação e o relacionamento interpessoal são nesses encontros que se tem a oportunidade de estudar melhor os assuntos de interesse comum e os participantes podem se manter atualizados. É uma forma de integrar temas do setor, fazer um intercâmbio de conhecimento entre os profissionais envolvidos na área, além de surgirem novas demandas e perspectivas na relação fornecedor x produtor.

PITANGUEIRAS
No dia 23 de maio, a Maçonaria em Pitangueiras recebeu mais de 70 participantes da cidade e também da região de Bebedouro, Ibitiúva e Jaboticabal. Fábio Soldera, engenheiro agrônomo, gestor de geotecnologia e coordenador ambiental da Canaoeste, abriu a programação discorrendo as "Boas Práticas para Evitar Incêndios nas Lavouras de Cana", incluindo os 14 critérios da Portaria CFA nº16.
O profissional ainda tirou dúvidas dos associados presentes, que se mostraram preocupados e atentos ao assunto. Para encerrar o evento, Bruno Arantes, RTV da Corteva, apresentou o portfólio da empresa.

PONTAL
No dia 29 de maio foi a vez do Salão Paroquial, em Pontal, reunir cerca de 60 pessoas e pela primeira vez o formato da reunião fugiu do tradicional e aproximou os participantes dos palestrantes.

O evento foi aberto com Almir Torcato, gestor da Canaoeste, que apresentou a associação como uma forma de aproximar as dificuldades das soluções, através dos serviços ali oferecidos. Torcato também dispôs pautas para que os presentes pudessem opinar em seus assuntos de mais interesse como: representatividade política, Consecana, política de agrotóxicos, atendimento ambiental, taxas, qualidade e impureza da cana, portfólio da associação, entre outros. As apresentações ainda contaram com a presença do corpo jurídico e ambiental da Canaoeste com o advogado Diego Rossaneis e do engenheiro agrônomo, Fábio Soldera.

Completando as palestras, Lívia Tiraboschi, especialista em nutrição da Yara, abordou a nutrição em cana com foco em nutrientes e Fauze Corrêa Filho, RTV da Syngenta, reforçou as técnicas de combate às principais pragas da cana-de-açúcar.

BARRETOS
Na manhã do dia 30 de maio foi a vez da cidade de Barretos receber a tradicional reunião técnica com associados e cooperados da Copercana e Canaoeste, além de estudantes e convidados do setor. O evento aconteceu no auditório do Tribunal do Júri da Unifeb.
 
Almir Torcato, gestor corporativo da Canaoeste, discorreu sobre a metodologia do Consecana e explicou como é calculado o valor médio do ATR. "Vale lembrar que a Canaoeste realiza junto às unidades industriais o acompanhamento do fechamento do valor do ATR", disse.


A gestora técnica da Canaoeste, Alessandra Durigan, esclareceu dúvidas sobre o fator qualidade que garante um adicional no cálculo do ATR. 
Para completar,  os advogados Juliano Bortoloti e Diego Rossaneis e o engenheiro agrônomo, Fábio Soldera, reforçaram a temática "Boas Práticas para Evitar Multas nas  Lavouras Canavieiras", destacando os aceiros como critério fundamental da Portaria CFA nº16.

Os profissionais ainda ressaltaram a importância do associado sempre procurar o corpo jurídico e ambiental da Canaoeste em possíveis atendimentos ambientais.

SERTÃOZINHO
No dia 05 de junho foi a vez dos sertanezinos sediarem uma importante reunião técnica. A abertura do evento foi feita pelo diretor comercial da Copercana, Márcio Meloni e pelo gerente comercial de insumos da Copercana, Frederico Dalmaso, convidando especialmente os presentes para o 15º Agronegócios Copercana.

"Esperamos por todos em nossa feira para conversarem com os agrônomos e principalmente aproveitarem para fazer bons negócios com condições especiais. Também contaremos com a presença das multinacionais dando aquele apoio especial para a Copercana", afirmou Dalmaso.

Na programação da noite, o corpo jurídico e ambiental da Canaoeste representado pelos advogados Juliano Bortoloti e Diego Rossaneis e do engenheiro agrônomo, Fábio Soldera reforçaram a importância do Nexo de Causalidade, já que sem ele não se pode punir em casos de incêndio na cana-de-açúcar. "Os nossos associados podem contar com a Canaoeste para vistoriar sua propriedade e elaborar laudo com base nos 14 critérios da Portaria CFA nº16, dessa forma o produtor rural terá um diagnóstico de sua propriedade para evitar multas e incêndios canavieiros”, comentaram.

Michel da Silva Fernandes, engenheiro agrônomo, foi convidado pela BASF, que marcou presença também com Luis Carlos Amorim (RTV) e Nathalie Yamashita (DM), para falar sobre consultorias do plantio à colheita. Encerrando o evento, André F. Nascimento (GCC da Mosaic) apresentou as novas tecnologias para adubação e alta produtividade em cana soca.
 
OS ASSOCIADOS

Eduardo e Bruno Modesto Homem - pai e filho - associados de Jaboticabal

"Há dez anos que somos associados e cooperados e temos todo o suporte que precisamos, desde materiais até os serviços dos agrônomos que nos atendem" - Eduardo Modesto Homem.

"Essas reuniões trazem bastante atualização para nós, pois sempre queremos estar cientes do que vem surgindo, novos produtos, tecnologias que podemos trazer pra dentro da propriedade. Também sou formado em agronomia, e agora consigo até ser mais certeiro nas decisões, com o apoio que encontramos na cooperativa" - Bruno Modesto Homem.

Wagner Sanches - associado de Pitangueiras

"Meu pai é cooperado há mais de trinta anos e juntos tocamos o negócio da família. Temos bastante apoio dos agrônomos, análises e do departamento jurídico. Sempre que precisamos nos atendem prontamente. Nas reuniões técnicas gosto muito de ir, principalmente quando os advogados estão presentes para nos instruírem melhor quanto às leis e evitarmos possíveis ocorrências." - Wagner Sanches.