O agro no radar de todos

14/07/2023 Noticias POR: Fernanda Clariano

A disseminação de informações falsas, ou equivocadas, tornou-se uma preocupação global. Em meio a esse cenário, um setor que frequentemente é alvo destas distorções é o agronegócio e, portanto, é fundamental compreender a importância do combate às informações sem embasamento científico que envolvem o agronegócio, utilizando a informação de qualidade como principal aliada na disseminação do conhecimento, em especial para a formação e o espírito crítico de crianças e jovens em idade escolar.

Um conteúdo desatualizado, ou mesmo falso, por exemplo, pode levar a uma desvalorização dos produtos agrícolas, impactando o setor como um todo. Para combater os conteúdos imprecisos e prejudiciais ao agronegócio, é necessário um esforço conjunto envolvendo produtores, entidades representativas, setores editoriais, órgãos governamentais e sociedade civil.

A informação precisa é a principal arma nesta luta, e algumas medidas podem ser adotadas, como a Agroteca Digital, uma biblioteca virtual com textos didáticos atualizados sobre o agronegócio brasileiro, de livre acesso, que foi lançada no dia 29 de maio. Os temas, atualizados e validados cientificamente, estão disponíveis em formato atrativo, por meio de vídeos, jogos, artigos, infográficos, gibis e muito mais.

A primeira biblioteca digital nacional de conteúdo sobre o agronegócio é o resultado de uma parceria entre a Esalq/USP e a Associação De Olho no Material Escolar. Com base cientifica e linguagem adequadas, a Agroteca nasce com o objetivo de sensibilizar e beneficiar toda a comunidade escolar e gestores dos ensinos fundamental e médio com um conteúdo produzido por especialistas em ciências agrárias e reúne um material que a que mostra a relevância do agro.

“Atualmente 30% do PIB do Brasil é representado pelo agronegócio e temos um grande desafio que é estarmos em uma era de muita informação, mas também de muita desinformação. É uma honra para a Esalq participar desse movimento tão importante, pois é o nosso papel levarmos o conhecimento correto não enviesado baseado em vivência e pesquisa e melhorar a percepção muitas vezes equivocada a respeito do agro, área tão importante que coloca alimento de qualidade com segurança baseado em preceitos de sustentabilidade não só ambiental, mas também econômico e social”, comentou a professora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira diretora da Esalq/USP, para o pronunciamento institucional sobre o lançamento da plataforma Agroteca Digital e a parceria com a Associação De Olho no Material Escolar.

A presidente da Associação De Olho no Material Escolar, Letícia Jacintho, na oportunidade ressaltou o orgulho da parceria na concretização da primeira plataforma de agro educação no Brasil. “Através dessa parceria com a Esalq/USP, pretendemos transformar a educação brasileira estando no radar de todos por meio de um material didático, com embasamento científico e atualizado, produzido por profissionais do setor e também por docentes de diversas áreas da Esalq. Quando a gente se úne e cria uma comunicação de construir pontes, não tem o que nos impede”, afirmou.

Também presente no lançamento histórico, o ex-ministro da Agricultura e membro do Conselho Consultivo da Associação De Olho no Material Escolar, Roberto Rodrigues, lembrou que as coisas só acontecem quando pessoas fazem dar certo.
“Não pode haver nada mais importante do que fazer algo para melhorar o futuro do país, do seu povo, da sociedade. A Agroteca é uma raiz para eliminar a ignorância, a falsidade. Aqui tem verdade técnica e científica e eu tenho orgulho e confiança no futuro dessa parceria”.