atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

O assunto do dia 06 de maio de 2020: Risco baixo de geada

06/05/2020 Cana-de-Açúcar POR: Marino Guerra

Rebrota de cana atingida pela geada de 2019 em Barretos-SP

Primeira onda de frio do ano deve chegar na sexta-feira

Com o passar dos dias as previsões meteorológicas são cada vez mais enfáticas em confirmar a chegada de uma onda de frio na área de abrangência da Copercana sexta-feira.

Os estudos apontam para uma provável chuva, que será bem mansa na quinta-feira, o que abrirá caminho para uma massa de ar fria e seca instalando os primeiros dias de temperaturas baixas do ano.

Informativo da Somar Meteorologia publicado nesta quarta-feira aponta, por enquanto, risco de geada mais para o Sul do país (região central do Paraná para baixo), contudo sempre que o frio vem após alguma precipitação, a possibilidade do gelo existe, especialmente para as regiões de produção agrícola mais baixas.

As mínimas registradas para a região não devem ultrapassar a casa dos 10°C na sexta-feira e sábado voltando a esquentar de forma lenta ao longo dos dias, se isso se confirmar está descartado a possibilidade do fenômeno climático.

No início de julho do ano passado diversos produtores passaram pelo problema quando de uma madrugada para outra os termômetros atingiram 1,6°C de mínima em Sertãozinho-SP.

Na ocasião as programações de colheita tiveram que ser modificadas dando preferência para as áreas atingidas pelo gelo, isso porque a cana grande perde qualidade e também pode prejudicar a produção, especialmente de açúcar, se demorar a ser colhida.