Roberto Rodrigues aponta oportunidade única para o país
Convidado para fazer a palestra de abertura do 14º Congresso de Marketing do Agro da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro), o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, falou sobre a atual conjuntura geopolítica e a oportunidade única que ela vai gerar para o país.
A primeira conclusão foi de que a globalização não está acabando, mas vive um momento de transformação o qual o ocidente migra para a estruturação de uma sociedade cada vez menos influenciada por lideranças, enquanto o oriente deve receber cada vez mais a influência da China com objetivos de poder muito fortes.
Nesse cenário, o Brasil surge como um grande fornecedor de alimentos e energia para o ocidente, por sua localização geográfica, e também um fornecedor confiável para o oriente, em especial para a China, isso devido aos laços comerciais já construídos.
“Temos as duas portas abertas, o que nos dá a chance de ter o mundo inteiro como clientes. Porém precisamos ter competência para isso”, disse Rodrigues.
O segundo ponto está relacionado à segurança alimentar, a única garantia de paz e estabilidade: “Uma mãe com fome sempre será revolucionária”.
Para ele, o aumento da produção de alimentos, necessários para abastecer a população mundial crescente, será no cinturão tropical do planeta e a agropecuária nacional é a mais avançada tecnologicamente no cultivo desse clima, o que nos coloca na figura de fornecedores de conhecimento das áreas de expansão.
“Temos tecnologia, terra, gente e demanda. O desafio está na estratégia, precisamos comunicar a importância dessa oportunidade, mostrar que todos ganharão, que nenhum brasileiro ficará de fora do troféu mundial da Segurança Alimentar”, completou Rodrigues.